Página inicial > Reitoria > IFB reafirma posição sobre programa Future-se

IFB reafirma posição sobre programa Future-se

Criado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h48 | Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h48 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h06 | Acessos: 1427

A reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, manifestou, nesta quinta-feira (3), a representantes dos movimentos estudantis e sindical que a nova gestão ratifica a nota aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior, órgão máximo da instituição, acerca do programa Future-se.

A nota defende, entre outros pontos, que o financiamento público para a educação, como garante a Constituição, “deve ser feito pelo Estado brasileiro, o principal mantenedor e responsável pelos investimentos na educação pública do País”. Ainda segundo a nota, “nenhum patrimônio, recursos humanos e recursos financeiros, exceto por fornecimento de material ou prestação de serviços, mediante contratos firmados conforme legislação, possam ser repassados das instituições públicas de ensino às instituições privadas”.

Luciana ratificou sua disposição para diálogo permanente com os representantes dos servidores e estudantes. Desde que tomou posse, no dia 27 de agosto, a reitora tem tido reuniões frequentes com servidores, estudantes, parlamentares e governo.

Conif – O IFB também tem participado das discussões acerca do tema no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O colegiado, que reúne todos os reitores dos institutos federais, já emitiu nota sobre a minuta do programa

Na próxima semana, o Conif estará reunido em Guarapari (ES). O Future-se e o contingenciamento do orçamento da rede federal são temas que serão debatidos na reunião.