Página inicial > Reitoria > Confira! Cinema Urbana tem participação do Campus Samambaia e Campus Recanto das Emas

Criado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 12h37 | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 12h37 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 13h26 | Acessos: 831

Cinema e Arquitetura, tudo a ver com as produções no Instituto Federal de Brasília (IFB). O projeto, que tem como parceiro o Instituto Federal de Brasíia (IFB), é uma iniciativa do coletivo Cinema Urbana e promove sessão gratuita de filmes nesta sexta-feira (11), em um dos corredores do Setor Comercial Sul (SCS), no centro de Brasília. No IFB/Campus Samambaia, uma oficina foi realizada para produção do mobiliário do cinema e de troféus para o festival. Já no IFB/Campus Recanto das Emas foi realizada uma exibição no dia 4 de outubro, com filmes de Brasília que participam da Mostra.

Carla Sanches, que é estudante do curso Técnico em Móveis do IFB/Campus Samambaia e participa da 2ª edição do projeto Cinema Urbana no Setor Comercial Sul, deu seu relato com entusiasmo sobre o projeto. "Sempre busco participar dos projetos de extensão oferecidos pelo IFB. Acredito que são oportunidades de vivenciar o dia a dia da profissão, entrar em contato com profissionais de outras áreas e também com demandas reais. No projeto para mostra de cinema enfrentamos diversos desafios, como a quantidade de material, o tempo reduzido para execução e até a destinação do mobiliário. Aprendi e me diverti muito. Acredito que os projetos de extensão contribuem bastante para minha formação profissional."

Já Tâmila Barros, estudante do curso Técnico em Audiovisual do IFB/Campus Recanto das Emas e monitora no projeto, foi convidada a participar do evento realizado no Cine Drive in ontem, dia 10/10. Agradecida pela oportunidade, manifestou-se: "Não poderia terminar a noite sem antes agradecer o convite, a oportunidade e o fato de terem facilitado minha ida ao Cine Drive In hoje. Quanto tempo demorei para acessar esse espaço; quantas pessoas que conheço que nunca acessaram e seria incrível se pudessem. Quero me movimentar para que isso aconteça, inclusive!".

Até o dia 12 de outubro serão exibidas quatro curtas-metragens brasilienses e uma baiana a partir das 19h. São elas: “Casa de praia” (Brasília, Dir. Duda Affonso, 2018, 16 minutos);“Riscados pela memória” (Brasília, Dir. Alex Vidigal, 2018, 20 minutos); "A margem do universo" (Brasília, Dir. Tiago Esmeraldo, 2017, 18 minutos); “O corpo e a cidade modernista” (Brasília, Dir. Pedro Rodolpho, 2018, 39 minutos); “Afeto” (Bahia, Dir. Gabriela Gaia Meirelles, Tainá Medina, 2019, 15 minutos) .

O evento também oferece, em parceria com o Coletivo Tranverso, um tour poético e sensorial pelas ruas, praças, prédios e artes urbanas do setor. A Visita Sonora acontecerá no sábado (12), em duas sessões, às 10h e às 11h, partindo da Casa da Cultura da América Latina (CAL). Os participantes serão guiados por um mapa e, no meio do caminho, vão se deparar com áudios, transmitidos por fone de ouvido, poemas, textos e ruídos do próprio SCS, gravados em horários de pico. O tour vai passar, ainda, por lambe-lambes e interferências urbanas criadas pelo Coletivo Transverso. O grupo dedica-se, desde 2011, a reconfigurar a relação que as pessoas estabeleceram com os espaços urbanos por meio da intervenção artística e poética.

Programe-se: Cinema Urbana

Sessão especial

Data: 11 de outubro

• Hora: 19h
  • Local: Corredor da quadra 4
  • De graça

Cinema Urbana — Visita Sonora

Data: 12 de outubro

• Hora: 10h
  • Local: Casa da Cultura da América Latina (CAL)
  • De graça

Com adaptações do texto publicado no G1/DF.