Reitora defende recomposição do orçamento e garantia da autonomia dos institutos federais
A reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, defendeu, nesta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, que se retome e amplie o orçamento de custeio e de investimento dos institutos e das universidades federais.
“Não podemos retroceder em uma política comprovadamente acertada. Podemos e devemos nos aperfeiçoar e melhorar. Estamos abertos a isso. Porém sem que isso comprometa o DNA dos IFs: a oferta de educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade, com financiamento 100% do Estado brasileiro”, destacou Luciana na Comissão-Geral sobre a defesa dos Institutos Federais, Universidades Públicas e órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq. A iniciativa do deputado Bacelar (Podemos-BA) reuniu reitores, parlamentares e representantes dos movimentos estudantil e sindical.
De acordo com a reitora, é necessário ratificar os objetivos pactuados no Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à rede federal, como o fortalecimento da estrutura multicampi, a interiorização e os projetos pedagógicos inovadores. “Queremos a garantia da nossa autonomia didático-pedagógica, financeira e patrimonial para que possamos avançar e entregar resultados concretos que sejam orgulho para nosso País”, disse Luciana.
Participantes também pediram apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 24/19), que permite às instituições federais de ensino usarem seus recursos próprios fora do limite do teto de gastos anual.
Assista ao vídeo AQUI.
Acesse o DISCURSO NA ÍNTEGRA.
Redes Sociais