Página inicial > Reitoria > IFB oferta oficinas e apresenta pesquisas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 09h12 | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 09h12 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 13h59 | Acessos: 1126

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade até 27 de outubro, está com estandes de várias instituições ofertando atividades e apresentando seus trabalhos e pesquisas no evento, dentre elas o Instituto Federal de Brasília (IFB). Mais de 300 alunos-monitores do IFB estão auxiliando na realização da 16ª edição da SNCT, que tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A entrada é gratuita.

Todos os dias, docentes, alunos e pesquisadores do instituto estarão apresentando suas pesquisas da Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin) para a população, além de ministrarem oficinas com diversos temas. Na tarde da última terça-feira (22), por exemplo, foram destaques os protótipos dos trabalhos dos cursos técnicos em Design de Móveis e Controle Ambiental, ofertados pelo Campus Samambaia.

O primeiro balcão trazia o uso da resina epóxi como elemento de design em mesas de centro. Guilherme Lacerda e mais quatro alunos, responsáveis pela aplicação do produto no móvel, foram orientados pelos professores Frederico de Souza e Paula Dornelles.

Além desse trabalho, o projeto de máquina corta-vidros também foi exposto na SNCT. A máquina funciona por bluetooth, ou seja, todo o comando é feito pelo celular de maneira automatizada. O professor Frederico explica que o corte da garrafa é feito em 90 segundos por meio da resistência de forno, que esquenta e corta a garrafa em um tempo programado. O primeiro protótipo, desenvolvido em 2018, era feito de madeira pálete; já esta segunda versão é construída com base em perfis de alumínio estrutural. As pesquisas fazem parte do Grupo MultiLab.

Três oficinas ofertadas pelo curso de Panificação do Campus Riacho Fundo também movimentaram o estande do IFB na terça-feira. O público aprendeu como cozinhar cupcakes, sequilhos e biscoitos feitos com massa de tapioca, além de degustar os pratos preparados na hora. Segundo a orientadora dos alunos, professora Marilene Teodoro, a ideia das oficinas também foi propiciar um momento de café cultural, trazendo aspectos regionais e culturais no preparo dos alimentos.

Confira abaixo a programação do IFB ao longo da semana:

Dia 23/10 — quarta-feira

Manhã (8h30 às 13h30): Comida para pensar e Dispositivos para Cegos

Tarde (13h30 às 18h30): Compactar V2; BrinKando; Balcão de Gastronomia em Dia

Dia 24/10 — quinta-feira

Manhã  (8h30 às 13h30): Easy; Trator de Galinhas Autônomos

Tarde (13h30 às 18h30): Jogo O cirurgião 2.0. Desiberry Mix e Empresa Júnior

Dia 25/10 — sexta-feira

Manhã  (8h30 às 13h30): Drone de Monitoramento de área; CNC para confecção

Tarde (13h30 às 18h30): Didactic Cell: citologia 3D; Sabonetes terapêuticos; Empresa Júnior

Dia 26/10 — sábado

Manhã  (8h30 às 13h30): Frozen Yogurt com emulsificantes naturais; A Cozinha Invisível