Página inicial > Reitoria > Bancada federal do DF destina R$ 25,4 milhões para o IFB

Bancada federal do DF destina R$ 25,4 milhões para o IFB

Criado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h46 | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h46 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 12h55 | Acessos: 1876
O Instituto Federal de Brasília foi contemplado com emenda da bancada federal do DF no valor de R$ 25,450 milhões. O recurso será destinado para a construção de dez centros de formação tecnológica, um em cada campus, e permitirá inicialmente dobrar a oferta de qualificação profissional – hoje são 20 mil alunos matriculados. A indicação é uma iniciativa dos deputados federais Professor Israel Batista (PV) e Paula Belmonte (Cidadania) e da senadora Leila Barros (PSB).

Os centros funcionarão como elos de integração da educação profissional já ofertada, laboratórios e parte prática, com o setor produtivo e o mundo do trabalho. Com dez anos de existência, o IFB oferece cem cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e pós-graduação, em vários eixos tecnológicos, todos com alta empregabilidade. Cada campus tem uma frente de atuação, a exemplo de construção civil, mecânica, vestuário, logística, informática, eletrônica, áudio e vídeo, gastronomia, programação de jogos digitais e agropecuária.

“Vamos avançar para atender as novas exigências do mundo do trabalho e de modernizar nossas aulas práticas, tendo como foco a inovação. Os centros conectarão o saber e o fazer”, afirma a reitora Luciana Massukado. Ela ressalta que o investimento público tem impacto direto no DF, gerando empregos e contribuindo para o aquecimento da economia local.

Autor da indicação de R$ 22,450 milhões, o deputado Professor Israel Batista afirma que os institutos federais representam uma grande inovação na política educacional brasileira. “É a oportunidade dos nossos jovens se tornarem os melhores profissionais-técnicos para o mercado de trabalho. E agora ampliaremos ainda mais esse modelo que já é reconhecido pela excelência”, disse. Paula Belmonte e Leila Barros indicaram R$ 1,5 milhão cada uma.

Cronograma – A fim de facilitar a execução da emenda (projetos, licitação e obras), o montante foi dividido em duas etapas – R$ 15,450 milhões já para o orçamento de 2020 e os outros R$ 10 milhões para o orçamento de 2021. Além da construção dos centros de formação, que funcionarão como laboratórios de qualificação, o aporte contempla também a renovação da estrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da instituição.

*Atualizada em 31/10 com alteração de conteúdo.