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Conif e IFB participam de sessão do Senado em homenagem ao ensino técnico e profissionalizante

Criado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h47 | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h47 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h32 | Acessos: 745

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está a serviço do Brasil e dos brasileiros. É uma política de Estado estruturante, sólida, que traz retornos reais à sociedade e inspiram o mundo”. A declaração foi o ponto alto do discurso do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, na Sessão Especial para celebrar os 110 anos do Ensino Técnico e Profissionalizante no Brasil.

A solenidade, realizada nessa segunda-feira, 18, no Plenário do Senado Federal, em Brasília, foi convocada em virtude da aprovação do requerimento apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O presidente do Conif aproveitou a oportunidade para relembrar a criação das 19 escolas de aprendizes artífices (23/09/1909), bem como expor dados atualizados da Rede Federal e ressaltar os diferenciais do modelo de ensino público, gratuito e de qualidade, reconhecido nacional e internacionalmente.

“Importantes diferenciais tornam a Rede Federal singular no mundo, como a verticalização do ensino, a pesquisa aplicada, a extensão tecnológica, a inovação, a sustentabilidade, a internacionalização, o empreendedorismo, a iniciação científica e a interiorização. Essas características fazem da rede um agente propulsor importante para o desenvolvimento socioeconômico local e regional, pois as instituições causam impactos positivos na economia e na valorização dos arranjos produtivos, a partir de projetos e produções específicos a cada realidade”, afirmou Jerônimo.

O senador Paulo Paim, em seu pronunciamento, defendeu mais recursos para a continuidade do trabalho das instituições responsáveis pela modalidade de ensino a que atende, principalmente as demandas dos jovens brasileiros que buscam uma vaga no mercado de trabalho. “Entendo que o fortalecimento da educação profissional e tecnológica tem como eixo central a própria redefinição do papel do Estado na expansão da oferta da educação profissional para os jovens deste País. Como parlamentar e preocupado com as questões sociais, penso que tal processo deva necessariamente tratar a política de educação profissional e tecnológica como uma política pública que precisa contar com recursos próprios”, declarou o congressista.

Também proferiram declarações os representantes do Ministério da Educação (MEC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

IFB – A sessão da casa legislativa contou ainda com a presença da reitora do Instituto Federal Brasília (IFB), Luciana Miyoko Massukado, do ex-reitor da instituição Wilson Conciani, e de estudantes do Curso Técnico em Serviços Públicos do Campus Brasília, além de gestores, professores e demais servidores.

Dentre as finalidades desse curso, um dos mais procurados do IFB no atual processo seletivo, está a de formar profissionais com capacidade técnica, senso crítico e responsabilidade social, aptos para atuar na Administração Pública.

“O Parlamento brasileiro tem sido um grande parceiro da educação profissional e tecnológica, seja com a destinação de recursos aos institutos federais, seja com ações de promoção e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede federal”, destacou Luciana. Para 2020, os senadores e deputados federais destinaram R$ 351 milhões à rede federal por meio de emendas de bancada e individual ao orçamento do próximo ano.

 

*Assessoria de comunicação do CONIF com informações do IFB

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