Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Oportunidades de estudo e trabalho fora do país
Início do conteúdo da página

Oportunidades de estudo e trabalho fora do país

Criado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 09h55 | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 09h55 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 12h33 | Acessos: 634

Estão abertas as candidaturas para a bolsa Eiffel, programa de bolsas de excelência desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para os cursos de mestrado e doutorado em estabelecimentos franceses. O prazo para envio dos dossiês, que são encaminhados pela instituição elegida pelo bolsista, é 9 de janeiro de 2020.

As áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel são:

— Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação);

— Economia e gestão;

— Direito;

— Ciências políticas.

As informações sobre o edital podem ser encontradas AQUI.

Programa Leitorado

O Programa Leitorado financia professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras. As vagas para leitor, função regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1999, são uma parceria da CAPES com o MRE.

Os selecionados terão benefícios, como mensalidade e auxílio-deslocamento, e a duração do trabalho é de dois anos, com possibilidade de prorrogação. A seleção é referente ao edital nº 29/2019, e as inscrições seguem abertas até 30 de janeiro de 2020.

As inscrições na CAPES são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br. Dentre outras exigências, o candidato deve possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, ou outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira.

A seleção consistirá de quatro fases: verificação do cumprimento de interstício em relação ao exercício de anterior função de Leitor brasileiro, verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira (conforme Anexo I do edital) e seleção final.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página