Página inicial > Reitoria > IFB realiza formaturas com mais de 1.300 concluintes

IFB realiza formaturas com mais de 1.300 concluintes

Criado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 15h31 | Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 15h31 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 08h16 | Acessos: 942
imagem sem descrição.

Emoção e alegria foram os sentimentos que marcaram a cerimônia de formatura dos estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal de Brasília ocorrida no último fim de semana, 20 e 21 de dezembro. Na sexta-feira, formandos de cursos superiores receberam seus diplomas. Já no sábado, em duas cerimônias, uma pela manhã e outra à noite, foi a vez dos concluintes dos cursos técnicos ganharem seus certificados.

Os 1.335 formandos de diversos cursos de todos os campi da instituição compartilharam com seus familiares e amigos o momento tão aguardado. A reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu aos estudantes por terem escolhido a instituição e desejou que, junto com o sucesso, sejam referência na profissão que escolheram.

“Prezamos pela inclusão, diversidade, gestão ambiental e também pelas amizades que foram criadas entre alunos e professores. Hoje, vocês encerram um ciclo, e gostaríamos que levassem todo o aprendizado para a vida profissional, trabalhando de forma ética e comprometida com as questões sociais e ambientais. Essa conquista é de vocês, mas o orgulho é de todos nós, professores, diretores e familiares. Parabéns a todos”, destacou em sua fala.

Dentre todos os alunos presentes, estavam Maria do Carmo de Oliveira e Armando Batista, ambos do curso de Gestão Pública do Campus Brasília. Deficientes visuais, são os primeiros a concluírem um curso superior na Instituição.

Armando, que já possui dois diplomas, emocionou-se ao falar sobre sua trajetória durante o curso. “Pelo noticiário, fiquei sabendo da oportunidade de cursar Gestão Pública. Nada é fácil para a pessoa com deficiência visual. Estar inserido no mundo acadêmico foi desafiador, pois, todos os dias encontrava barreiras. No meu caso, contei com a ajuda de alunos e professores que se aproximaram e passaram a ser meus acompanhantes. O IFB é um lugar onde encontrei pessoas gabaritadas para transmitir o conhecimento; me sinto lisonjeado por ter realizado o sonho de ingressar em uma instituição pública e de qualidade”, descreve.

Para Maria do Carmo, a experiência foi significativa. “Hoje concretizo um sonho: os professores me acolheram e assim pude vencer a luta. Para o futuro desejo fazer um mestrado nesta instituição, pois o nome dela faz a diferença, principalmente após a melhoria da acessibilidade e da inclusão”, finaliza.

No sábado, 21, foi a vez da cerimônia dos estudantes dos cursos técnicos. A todo momento se viam balões coloridos, faixas, fogos de papel que homenageavam os concluintes ali presentes. A estudante do curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do Campus Ceilândia Emily de Jesus Guimarães conta que no segundo semestre do curso já estava fazendo estágio. “Hoje, já estou atuando como efetiva na empresa em que estagiava. O curso me levou direto para o mercado de trabalho, de forma muito rápida. Valeu a pena, independente das dificuldades”.

Homenageados — Além dos patronos, os alunos também puderam escolher professores para serem homenageados pelo excelente trabalho exercido dentro da sala de aula. Cada um deles recebeu um certificado de reconhecimento.