Página inicial > Reitoria > Aula inaugural do curso de Libras-Saúde é realizada no Hospital Regional de Taguatinga

Criado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 10h32 | Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 10h32 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 14h39 | Acessos: 882

Quarenta alunos, servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, participaram de uma aula inaugural na tarde da última terça-feira (12), no auditório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A solenidade contou com a presença da reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, do pró-reitor de Extensão e Cultura do IFB, Paulo Wanderley, da coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra Fonseca, do professor do Campus Taguatinga Leandro Torres e da gerente de assistência clínica do HRT, Graciela Montoya.

Na oportunidade, a reitora incentivou os alunos a aproveitarem o curso até o final. “Estamos abertos ao feedback de vocês em relação a sugestões, propostas de melhorias, para que juntos possamos fazer mais e avançar em todo o DF. Que esse curso possa propiciar um melhor acolhimento a todos os pacientes que chegam até vocês todos os dias”, afirmou. Já o pró-reitor Paulo ressaltou a importância de capacitações como esta para a sociedade em geral. “Além do curso, vocês estão fazendo também inclusão; importante ressaltar que já tivemos mais de 300 pessoas da área de Saúde capacitadas em Libras em todo o DF. Esta é uma parceria que foi firmada em 2019”, finalizou.

Dando sequência às falas, a coordenadora Alessandra defendeu que o curso é muito importante socialmente para toda a comunidade surda. “Nossa missão é social, de extrema responsabilidade, e gera excelentes frutos, pois levamos a língua de sinais para toda a comunidade ouvinte”, disse. Finalizando, o professor Leandro, que é surdo e ministrará as aulas para todos os alunos até dezembro, deu as boas-vindas ao público e já iniciou sua primeira aula com explicações sobre a didática das aulas e as informações em geral sobre o curso.

As aulas acontecem às terças-feiras, no período de 14h às 16h30, e seguem até o final do ano, com metodologia diferenciada e voltada para a área de atendimento humanizado ao público. Todo o curso, que se inicia no nível básico e segue até o intermediário, será ministrado pelo professor do IFB Leandro Torres, mestrando na pós-graduação em Estudos da Tradução, na Universidade de Brasília. O professor é surdo, ou seja, tem como sua primeira língua a Língua Brasileira de Sinais e, atualmente, atua no Campus Taguatinga.

A iniciativa tem como objetivo atender ao disposto na Lei nº 6.300/2019, que assegura a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais nos órgãos da rede pública de saúde do DF.