Página inicial > Reitoria > Missão do Conif aproxima Rede Federal de instituições colombianas

Missão do Conif aproxima Rede Federal de instituições colombianas

Criado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h36 | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h36 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h46 | Acessos: 389

Intercâmbio de boas práticas, mobilidade de estudantes e servidores, realização de pesquisas conjuntas e fortalecimento do ensino dos idiomas português e espanhol. Esses foram os objetivos da missão promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de 2 a 8 de fevereiro, na Colômbia.

A Assessoria de Relações Internacionais do IFB compôs a delegação e, na oportunidade, além das tratativas de cooperação iniciadas com cerca de 16 instituições de ensino colombianas, já estabeleceu Memorandos de Entendimento (MoU) com o Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO), em Bogotá, e com a Instituição Universitária Colegio Mayor de Antioquia (ColMayor), em Medellín.

"A missão Colômbia foi um sucesso e abriu possibilidades ímpares de parcerias internacionais tanto para estudantes e servidores do IFB quanto para toda a Rede Federal, na perspectiva de ampliar as possibilidades de internacionalização, seja por meio de intercâmbio de alunos, de servidores, de pesquisadores ou no aprimoramento dos processos de ensino, pesquisa, extensão, tecnologias educacionais e inovação", informou o assessor de Relações Internacionais do IFB, Anderson Galvão.

Na capital, Bogotá, os integrantes da missão de prospecção visitaram as seguintes instituições: o Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco), onde também se reuniram com o embaixador do Brasil na Colômbia, Luis Antônio Balduíno; a Fundación  Universitária del Área Andina (Areandina), na qual houve a oportunidade de estabelecer contato e discutir perspectivas de cooperação com diversas outras instituições colombianas; o Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA); a Corporación Tecnológica Industrial Colombiana (TEINCO); o Ministério da Ciência e Tecnologia da Colômbia e a Universidad de La Rioja. Já em Medellín, segunda maior cidade do país, conheceram o Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín (ITM); o Tecnológico de Antioquia (TdeA); a organização Tecnnova e o Centro de Inovação e Negócios Ruta N.

A expectativa é que o diálogo entre o Conif, a Rede Federal e as instituições estrangeiras seja aprofundado e, por meio da elaboração e implementação de planos de trabalho, diversas ações se concretizem a curto, médio e longo prazos. Para tanto, reuniões estão sendo marcadas para dar prosseguimento às tratativas iniciadas na Colômbia.

Integraram o grupo da parte do Conselho, o atual e o futuro presidentes, Jerônimo Rodrigues da Silva e Jadir Jose Pela, o secretário executivo, Alexandre Bahia, o coordenador de Relações Internacionais, João Paulo Rotelli. Compuseram também a missão reitores, pró-reitores e representantes do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter).

Colômbia – A aproximação com instituições de países da América do Sul figura dentre os objetivos estratégicos do Conif. A Colômbia é tida como um dos países prioritários na região, pois o Conselho e as instituições da Rede Federal já possuem um histórico de proximidade devido a atuação em fóruns internacionais como o Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) – um dos institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – e a Organização Universitária Interamericana (OUI-OIHE). O país também é referência regional em temas educacionais, como internacionalização e multilinguismo.