Página inicial > Reitoria > Assinatura de acordo entre Conif e Embaixada da Espanha abre 103ª Reunião Ordinária

Criado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 08h33 | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 08h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 08h37 | Acessos: 495
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, e o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU). A solenidade ocorreu nesta terça-feira, 18/2, durante a Reunião Ordinária do Conselho, que se realiza até a próxima quinta-feira, em Brasília.

A oferta de cursos de formação continuada para professores de espanhol da Rede Federal é a primeira ação prevista para este ano e que será proporcionada por meio do Ministério da Educação e Formação Profissional do país estrangeiro. O documento ainda prevê a promoção de atividades acadêmicas e culturais.

Na cerimônia, o embaixador elogiou o trabalho das instituições que, por meio da educação, tem ajudado a reduzir as desigualdades sociais do Brasil. García Casas também destacou os números que evidenciam a atuação do modelo de ensino que atualmente conta com mais de um milhão de alunos. “O acordo que assinamos é uma contribuição dada em função da língua e cultura espanhola no âmbito dos institutos federais e de toda a rede. E também significa um reforço da cooperação na esfera da formação profissional de jovens”, declarou o embaixador.

O documento assinado insere-se num amplo trabalho do Conif, que enxerga a internacionalização como uma ferramenta para a consolidação do colegiado e da Rede Federal em termos institucionais, de parcerias e no que diz respeito ao desenvolvimento da educação profissional no mundo e à formação dos cidadãos globais.

“A assinatura do acordo consagra uma estratégia que começamos a delinear há dois anos, a de priorizar os laços e a identidade ibero-americana. É também um momento de celebrar a aproximação entre países e de toda a nossa rede. Nosso desejo com a Espanha é desenvolver um programa de leitores como temos com a França”, disse o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães.

Para o presidente do colegiado, Jerônimo Rodrigues da Silva, o Memorando de Entendimento vai propiciar a execução de boas ações institucionais. “Muitos institutos federais já têm parcerias isoladas, agora atuaremos em rede. É um momento importante tanto de reconhecimento da Rede Federal como da possibilidade de aumentar o atendimento a sociedade a partir da perspectiva da internacionalização”, categorizou.

Também compuseram a mesa oficial, o presidente eleito do Conselho, Jadir Jose Pela, e o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Pedro Cortegoso.

Rede Federal e Espanha – Atualmente 15 instituições da rede executam alguma iniciativa com instituições espanholas. E, até 2016, representantes da rede participaram do Programa de Intercâmbio Educativo e Cultural Ruta Quetzal, vinculado ao Ministério de assuntos Exteriores da Espanha, por meio da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional e para a Ibero-América.

Português e Espanhol – Os idiomas têm a mesma origem, ambos surgiram do latim. Apesar de o português e o espanhol terem se desenvolvido na mesma época, na Península Ibérica (região onde encontram-se Portugal e Espanha), ao longo dos anos têm acumulado inúmeras diferenças. Segundo a Embaixada da Espanha, o Brasil contabiliza mais de seis milhões de estudantes de espanhol, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Memorando de Entendimento entre o CONIF e o Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação - CONIF