Página inicial > Reitoria > Começou a 63ª Reunião da SBPC em Goiânia

Começou a 63ª Reunião da SBPC em Goiânia

Criado: Segunda, 11 de Julho de 2011, 14h50 | Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2011, 14h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1979

Ao invés do tradicional descanso de domingo, a manhã do dia 10 foi marcada por ansiedade e correria. Participantes da 63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) faziam os últimos ajustes para o início da semana que vai divulgar o resultado do trabalho de pesquisadores de 150 instituições científicas do Brasil. A corrida contra o tempo foi encerrada às 19h, horário em que já começava a solenidade de abertura do encontro.

Auditório lotado na abertura da 63ª Reunião da SBPCRepresentantes de comissões e coordenadores participaram dos discursos que duraram cerca de três horas. O investimento na educação e em tecnologia foi citado como principal instrumento para transformar o Brasil em potência mundial.

Segundo a presidenta da SBPC, Elena Nader, a evolução das instituições públicas de educação tecnológica é tida como uma urgência nacional. “Precisamos de uma legislação que dê apoio ao desenvolvimento científico, social e às nossas tecnologias”. Para Elena, é necessário investir na educação de todos os níveis, desde o maternal até a graduação, assim como na técnica.

Reforçando as palavras da presidenta, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, afirmou que, para o país crescer e se desenvolver, é preciso que a ciência e a educação sejam postas no centro das políticas públicas. Para Mercadante, as primeiras medidas seriam disponibilizar computadores para todos os alunos do País e melhorar o salário dos professores.

O ministro também aproveitou o momento para anunciar mais um projeto do governo. Além do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma Rousseff deve lançar o Programa Ciência Sem Fronteira, que tornará possível para os cerca dos 75 mil alunos de doutorado do País, o acesso às melhores instituições de educação superior do mundo.

Na noite, foram homenageadas a jornalista científica Ana Laureade, pelo trabalho desenvolvido na divulgação e promoção da ciência, assim como a física e pesquisadora, Amélia Império Hamburguer, que faleceu no dia primeiro de abril deste ano. Amélia foi por diversas vezes membro do conselho da SBPC e foi representada no evento por  suas três filhas. Por último, foi a vez da homenagem à poetisa do estado de Goiás, Cora Coralina, citada por Elena ao terminar a solenidade.

O tema encontro este ano é: Cerrado: Água, Alimento e Energia. Será discutido a importância desse bioma, tanto pela concentração de grandes bacias, como pela produção de alimento e energia. Também serão abordados os aspectos da região como a fauna, flora, a integração com outros biomas e desafios ambientais da ocupação do cerrado.