Página inicial > Reitoria > SBPC recebe, em seu primeiro dia, as Vozes do Cerrado

SBPC recebe, em seu primeiro dia, as Vozes do Cerrado

Criado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 11h06 | Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 11h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1965

As novidades tecnológicas neste primeiro dia de ExpoT&C encheram os olhos daqueles que passavam no local. Pessoas de todos os cantos do país e até de fora  encantavam-se com as apresentações que aconteciam de minuto a minuto. Topadas eram normais e ocorriam a cada instante. O barulho de todas aquelas pessoas falando ao mesmo tempo lembrava o zumbido de uma colméia de abelhas, que só se calaram às 15h, quando foram  interrompidas por uma cantoria calma e afinada.

Coral do IFB no SBPCPouco a pouco olhares curiosos se aglomeraram para acompanhar o coral Vozes do Cerrado, que acabara de chegar de Brasília. As cadeiras, que antes sobravam, já não eram suficientes para o público, que se contentou em assistir à apresentação de pé. De repente era possível perceber pessoas cantarolando baixo, passando despercebidas em meio àqueles 20 jovens em cima do palco.

As músicas tratavam de agradar a maior parte dos expectadores, que iam desde o romantismo de Paula Fernandes até as letras ideológicas de John Lennon. “O repertório é aproximado ao contexto dos alunos. Eles que trazem as canções que gostam de ouvir enquanto eu faço os arranjos”, explica a professora de artes e música do ensino médio integrado do Campus Planaltina, Juliana Rocha de Faria Silva.

O coral, que surgiu em 2009, saiu das aulas do IFB-Planaltina; agora se apresentavam em Goiânia, em um dos mais significativos encontros da Ciência nacionais. No final do espetáculo o grupo foi aplaudido de pé e elogiado pela coordenadora da SBPC Jovem.

“É muito gratificante para mim e para os alunos também. Eles se sentem valorizados, ainda mais aqui, que tem um público internacional. Eles até vieram cantando juntos todo o caminho no ônibus, de tanta felicidade em participar do evento. Por mais que seja cansativo, momentos assim são muito bons”, desabafa a professora e regente do coral.
O grupo ainda irá se apresentar nesta terça-feira, 12, no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A agenda prevê shows até o final do ano; entre eles a passagem no Festival de Artes e Cultura da região administrativa de Planaltina e no Festival de Ciência e Tecnologia, que acontece na Esplanada dos Ministérios.