Página inicial > Reitoria > Institutos destacam inovações em mostra de pôsteres

Institutos destacam inovações em mostra de pôsteres

Criado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 13h13 | Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 13h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2278

Gustavo Martins/Ascom IF Goiano

Especial para SBPC

Estudantes do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentaram na terça-feira, 12, projeto de telha produzida a partir de pneus descartados. O trabalho foi mostrado durante a Sessão de Pôsteres Sênior e Jornada Nacional de Iniciação Científica, realizadas na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO.

Jorge Mendes de Lacerda Filho e Débora Gomes da Silva Paiva, autores do projeto, explicam que o objetivo é a redução do impacto ambiental do descarte do pneu após o desgaste. Segundo eles, a fabricação de telhas é uma opção economicamente viável, por possuir baixo custo em relação às produzidas com outros materiais. Segundo os estudantes, para construir um telhado com esse material, por exemplo, somente a madeira é necessária como suporte.

Para Jorge, o reaproveitamento dos pneus para telhas impacta uma cadeia inteira, pois não oferece os mesmos danos ao meio ambiente que a produção com cerâmica causa, como emissão de CO2 em função das fornalhas. Ele aponta também benefícios à saúde humana, pois o descarte do produto tem como consequência surtos de dengue decorrentes do acúmulo de água. Por fim, garante que a durabilidade da telha ecologicamente correta é uma vantagem imbatível, já que o pneu leva por volta de 500 anos para se degradar.

Cerrado - Alunos do Campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG) também expuseram pôster que explica um modelo matemático para identificação de áreas prioritárias na preservação do Cerrado. O programa leva em conta dados cartográficos, temáticos, orbitais, biológicos e econômicos para indicar as áreas de maior urgência em serem observadas.

De acordo com Gustavo Cunha Cintra e Flayson Potenciano da Silva, autores do projeto, o estudo traria uma eficácia maior na preservação do bioma, além de minimizar os custos da preservação. “O programa analisa uma área de pastagem e, se identificar um frigorífico próximo, sabe que aquela área é economicamente viável e não necessariamente será vista como prioritária”, exemplificam.

A Sessão de Pôsteres Sênior e Jornada de Iniciação Científica funcionam até sexta-feira, 15, das 13 às 15 horas. O material está exposto nos corredores entre a Faculdade de Artes Visuais (FAV) e o Instituto de Química (IQ) e entre o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) e o Instituto de Física (IF).