Página inicial > Reitoria > IF Sertão-PE leva vinhos para SBPC

IF Sertão-PE leva vinhos para SBPC

Criado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 13h32 | Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 13h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2536

Gustavo Martins/Ascom IF Goiano

Especial para SBPC

Estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) expõem vinhos produzidos em pleno Vale do São Francisco na ExpoT&C. A feira está sendo realizada durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO.

Os vinhos são fabricados na Escola de Vinho do Sertão (EVS), que fica no Campus Zona Rural do IF Sertão-PE. A Instituição é a segunda do Brasil a oferecer o curso de Viticultura e Enologia e se aproveita da grande produção de uvas na região para oferecer à população a oportunidade de se especializar na produção da bebida.

O estudante William Paim explica que o Instituto tem capacidade para produzir mais de cinco mil litros da bebida por ano. Além dos tintos, feitos com as uvas como a Carbenet Sauvignon e Petit Syrah, o IF Sertão estuda a produção de vinhos feitos a partir de uvas de mesa, aquelas que são utilizadas tradicionalmente para consumo direto.

William afirma que parte da uva Moscata Itália, utilizada nesse estudo, não é aproveitada para exportação, por não apresentar as características exigidas para tal. A fabricação de um vinho com essa fruta, portanto, faria com que o produtor pudesse agregar valor à bebida. “É um vinho com menor teor alcoólico e sabor mais leve, fácil de agradar a todos”, justifica.

Para acompanhar, o estudante sugere a linguiça de peixe, outro produto desenvolvido pela Instituição. De acordo com Izaías Rodrigues, estudante do curso técnico em Agroindústria, a Instituição produz o alimento defumado de Tilápia e Carpa. “A linguiça possui ótima qualidade e aceitação entre as pessoas que a experimentam”, destaca.

ExpoT&C
Cinco Institutos Federais representam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na ExpoT&C: IF Brasília, IF Goiano, IF Goiás, IF Rio Grande do Norte e IF Sertão Pernambucano. Além de divulgar a rede, os estandes apresentam diversos projetos de pesquisa desenvolvidos nessas instituições. A feira está aberta ao público até sexta-feira, 15, das 10 às 19 horas.