Página inicial > Reitoria > Mostra do centenário da Rede está na SBPC

Mostra do centenário da Rede está na SBPC

Criado: Quinta, 14 de Julho de 2011, 11h31 | Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2011, 11h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1843

Gustavo Martins/Juliana Luiza – Ascom IF Goiano

O centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está ilustrado na exposição Caminhos da Educação Profissional, com fotos que retratam a trajetória de suas instituições. A mostra pode ser vista na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO).

A exposição é organizada por Rosângela de Aquino da Rosa, curadora, com produção e organização de Valéria Barros Nunes e Sandra Branchine. Rosângela diz que o trabalho foi iniciado com a busca por acervo fotográfico que configurasse uma identidade a escolas situadas em todo o Brasil.

A iniciativa fez com que vários Institutos se alertassem para a importância de seus bancos de imagens, cuidado que poucos tinham no início do projeto. “Após organizarmos essas fotos e divulgarmos, a atitude com relação à preservação da memória está diferente”, comenta Valéria Barros.

Além disso, as organizadoras enfatizam que a exposição, itinerante na primeira etapa do projeto, passou por praças, shoppings e escolas. “Isso fez com que a proposta da Rede fosse conhecida em vários lugares que não tinham contato com essa realidade”, afirma Rosângela.

A exposição Caminhos da Educação Profissional segue até sexta-feira, 16, com 30 painéis duplos que totalizam 120 fotos. Ela está acontecendo no pátio dos Institutos de Química, de Biologia e de Estudos Sócio-Ambientais da UFG.

Histórico - A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets).

Tida no seu início como instrumento de política voltado para as 'classes desprovidas', a Rede Federal se configura hoje como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas.