Página inicial > Reitoria > IF Goiano apresenta cultivo de alface hidropônica

IF Goiano apresenta cultivo de alface hidropônica

Criado: Quinta, 14 de Julho de 2011, 12h27 | Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2011, 12h27 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 4629

Juliana Luiza/Ascom IF Goiano

Falta de espaço não é desculpa para não ter uma horta. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) trouxe à 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), experimento de alface hidropônica, de fácil cultivo e com possibilidade de produção em espaços restritos.

Exposição do IF GoianoO vegetal é produzido em bancadas, que podem ser adquiridas no comércio ou confeccionadas em casa. Bastam três meses para se obter uma produção limpa, saudável e livre de cuidados especiais. O cultivo não depende de contato com a terra: para substituir o substrato, é só acrescentar à água os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da espécie.

Outra vantagem é o baixo custo. “São necessárias apenas a estrutura para as mudas, uma bomba de aquário e lixo plástico que servirá de tanque para a solução nutritiva”, explica o professor Renato Sérgio Mota, pró-reitor de Pesquisa em exercício do IF Goiano. “A facilidade de cultivo e a produção em pequenos espaços permite que o morador de um apartamento, por exemplo, produza suas próprias hortaliças”, complementa.

A alface hidropônica do IF Goiano está exposta na ExpoT&C, onde a Instituição e outros quatro Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica montaram estandes. A feira fica ao lado do Centro de Convenções, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO. O horário de funcionamento é das 10 às 19 horas, até sexta-feira, 15.

Festival de doces - O IF Goiano promove em seu estande festival de doces na quinta-feira, 14. As guloseimas poderão ser degustadas à vontade pelos visitantes. Elas foram feitas por estudantes e professores de cursos técnicos e superiores da Instituição especialmente para a SBPC.

Entre as opções disponíveis, destaque para o doce feito com batata doce biofortificada. O produto é rico em carotenóides e pode ser adicionado à merenda escolar e em cestas básicas para suprir carências em vitamina A, especialmente em crianças. O IF Sertão Pernambucano também programa degustação de produtos na sexta-feira.