Página inicial > Reitoria > Estandes dos Institutos chamam atenção na SBPC

Estandes dos Institutos chamam atenção na SBPC

Criado: Sexta, 15 de Julho de 2011, 13h30 | Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2011, 13h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1455

Em termos de integração e cooperação, o estande dos Institutos Federais (IFs) têm dado exemplo de trabalho em conjunto. Ao invés de cada região responder como um segmento diferenciado, as unidades têm se firmado como Rede.

Alunos e docentes estão se revezando para que as apresentações da exposição não fiquem paradas e, assim, receberem os visitantes que podem aparecer a qualquer minuto. Além das apresentações, o estande também funciona como ponto de apoio àqueles que representam a marca IF.

Enriquecendo o cenário, foi posta uma televisão de tela Led, que passa um vídeo relatando o trabalho realizado nos IFs Sertão Pernambucano, Brasília, Goiás e Goiano e Rio Grande do Norte. Para o conforto dos visitantes, foram colocados pufes no formato da letra F, nas cores verde e vermelho.

Em exposição
Na bancada do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), livros originados de pesquisas dos professores da Instituição atraem olhares pela diversidade do acervo. Alguns deles contam as histórias referentes  às jornadas astronômicas, florestas fossilizadas, entre tantas outras, que levariam horas para descrever.

No Instituto Federal de Goiás (IFG), o Braço Mecânico Inteligente Controlado por Microcontrolador desperta a curiosidade dos que estão passando. O projeto desenvolvido pelos alunos de Eletrotécnica mostra o processo de mecânica, informática e eletrônica, à semelhança das técnicas usadas nas indústrias automobilísticas.

Os alunos desenvolveram cada peça do robô; no total foram dois anos de pesquisa e trabalho para se chegar ao resultado final. O objetivo, segundo os estudantes Diego Garcia Borges e Amarildo Moreira Júnior, é desenvolver o conhecimento na área de automação industrial (processo automático). O próprio sistema reconhece o defeito e o conserta, sem ajuda de terceiros. Trata-se de um processo inteligente.

Público
Para o técnico em enfermagem Márcio Lobo, que passou pelo estande, o projeto é uma pequena mostra de como o mundo está se desenvolvendo. “Momentos assim nos dão a oportunidade de ver como o mundo tem mudado bastante e para melhor, tanto na área de tecnologia, quanto de meio ambiente e energia”, diz ele, explicando que também ficou impressionado com o painel solar para captação de energia térmica, exposto ao lado do projeto dos alunos.

Para quem passasse na frente da bancada do IF-Sertão Pernambucano era difícil não parar e pedir uma pequena mostra de degustação. Produtos alimentícios fabricados pelos alunos davam água na boca daqueles que paravam para ouvir as explicações do projeto. Estavam expostos vinhos, doces de leite com banana, entre outros produtos.