Página inicial > Reitoria > IFB moderniza o processamento e o armazenamento dos sistemas de TI

IFB moderniza o processamento e o armazenamento dos sistemas de TI

Criado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 13h37 | Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 13h37 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 19h44 | Acessos: 386

O Instituto Federal de Brasília (IFB) adquiriu, no final do ano passado, soluções de processamento e armazenamento de dados para os sistemas e serviços de Tecnologia da Informação (TI) no valor total de R$ 3.457.700,00.

As aquisições irão aumentar, consideravelmente, a velocidade dos sistemas e serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Instituição. Na prática, serviços como acesso à internet, proteção e controle, armazenamento de arquivos e sistemas como o Portal do IFB, Processo Seletivo, Sistemas de Gestão Acadêmica e Administrativa, Portal do Estudante, Moodle, entre outros, serão mais velozes e eficientes.

Aquisições

Para os campi, foram adquiridos dez servidores de rack, sendo um para cada unidade. Trata-se de um supercomputador responsável por processar e armazenar os serviços e dados de TIC nos campi.

Já para o Data Center da instituição, foram adquiridos cinco nós de solução hiperconvergente e dois switches cores. Hiperconvergência é o termo utilizado para a solução de processamento, armazenamento e rede de um Data Center. Esses nós serão responsáveis por modernizar o processamento e o armazenamento dos sistemas do IFB.  Os switches cores são responsáveis pela interconexão da solução hiperconvergente e todos os demais equipamentos de TI presentes no Data Center.

“Os equipamentos foram recebidos no IFB nos meses de fevereiro e março deste ano, entretanto em virtude da situação de pandemia causada pelo coronavírus, o cronograma de instalação e implantação dos equipamentos teve que ser interrompido. Porém, tão logo a situação no país se normalize, as entregas serão realizadas”, ressalta o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFB, Bruno Nepomuceno.