Página inicial > Reitoria > IFB pagará auxílio emergencial a estudantes em situação de vulnerabilidade

IFB pagará auxílio emergencial a estudantes em situação de vulnerabilidade

Criado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 12h40 | Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 12h40 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 12h40 | Acessos: 13310

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) impôs momentos difíceis a milhares de pessoas. O Instituto Federal de Brasília (IFB) está preocupado e atento às dificuldades de seus estudantes e familiares, que vão muito além da necessidade do conhecimento científico e de formação profissional. São necessidades básicas para sobrevivência dos que estão em situação de vulnerabilidade social e que se agravam com o isolamento imposto para evitar a disseminação do vírus.

Para continuar dando suporte a nossa comunidade estudantil, o IFB pagará auxílio emergencial de até R$ 400,00 aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  Para isso, serão utilizados os documentos já apresentados pelos estudantes que se inscreveram no Edital de Auxílio Permanência, somado ao parecer do assistente social. A expectativa é que mais de mil estudantes sejam beneficiados com o auxílio emergencial.

Os estudantes que não participaram do Edital Auxílio Permanência 2020/1 e que foram afetados pelo impacto causado pela situação da pandemia do coronavírus, também podem solicitar o Auxílio Emergencial. Cada estudante deve acompanhar as informações na página do seu campus, onde serão disponibilizadas as orientações.

É importante esclarecer que os recursos serão pagos no início de maio em função dos trâmites legais que precisamos seguir junto ao Ministério da Educação, que é o responsável pelo repasse dos recursos financeiros e, cuja liberação, ocorre no início de cada mês.

A Reitora do IFB, Luciana Massukado, agradece o empenho e dedicação dos diretores-gerais, da equipe da Pró-Reitoria de Ensino e das equipes da Coordenação de Assistência Estudantil dos campi, em especial, os profissionais do Serviço Social que têm se esforçado para atender os nossos estudantes.

Informes

Em virtude da suspensão do calendário acadêmico, o cronograma do Edital de Auxílio permanência também está suspenso.

Tramita no Congresso Nacional diversas proposições legislativas sobre a Assistência Estudantil, autorizando que as instituições, em caso de pandemias, façam o pagamento de todos os benefícios relativos ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A Reitora do IFB, Luciana Massukado, já fez contato com os parlamentares do Distrito Federal pedindo apoio para aprovação dessas iniciativas o mais breve possível.

Acesse em anexo a nota na íntegra.