Página inicial > Reitoria > Seminário na Câmara dos Deputados discutirá a extensão tecnológica no Brasil

Seminário na Câmara dos Deputados discutirá a extensão tecnológica no Brasil

Criado: Terça, 02 de Agosto de 2011, 12h28 | Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2011, 12h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1516

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e os Institutos Federais terão ampla participação no seminário “A extensão tecnológica no Brasil”, que será realizado no dia 16 de agosto, na Câmara dos Deputados. O presidente do Conif, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, integrará o painel “Capacitação tecnológica no Brasil”, enquanto os institutos federais irão expor projetos de extensão que resultaram em casos de sucesso.

De acordo com o presidente do Conif, a extensão é o principal elo entre as instituições de ensino superior e a comunidade que compõe o mundo do trabalho. “Embora os institutos federais não sejam universidades, são a grande referência nacional em extensão tecnológica, principalmente por causa da interiorização. Porém, a extensão é órfã, não tem financiamento específico. O seminário será uma oportunidade de chamar a atenção dos parlamentares para essa necessidade”.

Para o deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE), que sugeriu o evento, a extensão é a solução para a educação, especialmente em relação ao analfabetismo funcional, pois representa um mecanismo ágil de transferência de conhecimentos. “É por isso que defendemos a proposta de implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos pelos institutos federais, com oferta de cursos de extensão presenciais ou a distância”.

Programação – às 8h30, a abertura contará com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra . Às 10h, será realizado o painel “Assistência tecnológica às micro e pequenas empresas” e, às 14h30, o painel “Capacitação Tecnológica do Brasil”.

Durante todo o dia, projetos de extensão dos institutos federais ficarão expostos no hall do auditório Nereu Ramos (anexo II da Câmara dos Deputados), que sediará o evento. Para encerrar a programação, a leitura de um manifesto em defesa da extensão tecnológica culminará na criação de uma associação nacional na área.

O seminário será promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica; e pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE).