Produção de sabão e sabonetes no IFB é pesquisa com foco na higienização coletiva
O projeto de pesquisa "Formulação de sabão e sabonetes" , sob o incentivo do edital n.º 04, em combate à pandemia e enfrentamento da Covid-19, durante o isolamento social, já produziu mais de 300 litros de sabão para comunidades em vulnerabilidade. A proposta faz parte da campanha da Rede Ciência Solidária IFB e envolve duas pesquisadoras e professoras do Instituto Federal de Brasília (IFB), nas unidades de Taguatinga e de Samambaia.
"Para chegarmos a este resultado, contamos com a colaboração de toda a comunidade do Campus Samambaia, além de contribuições vindas do Conselho de Segurança de Samambaia. As entregas são feitas em lotes de grandes quantidades para que sejam melhor distribuídas entre os pares. Entretanto, o fracionamento é realizado em recipientes de 125, 500 e 2000 mL, dependendo de cada caso", conta a técnica em laboratório Ana Caroline Martins, do IFB/Campus Samambaia.
A produção é realizada diariamente e faz uso de óleo de cozinha e do reaproveitamento de garrafas PET. Já foram beneficiadas com a pesquisa as seguintes comunidades e organizações: Cooperativa de Catadores – aproximadamente 100 famílias; o Conselho de Segurança de Samambaia; os moradores em situação de rua de Taguatinga; o Lar dos Velhinhos Maria Madalena; o Lar de idosos Francisco de Assis; o Lar Bezerra de Menezes; o Grupo Assistencialista Panama, com trinta famílias; e o abastecimento do banheiro público, localizado no Setor Comercial Sul.
O projeto pretende chegar ainda a muitas outras famílias, principalmente neste período de interrupção das aulas. "Hoje um dos gargalos da produção é justamente o fluxo de recebimento de garrafas PET e o tempo de produção, haja vista o processo de produção ser realizado praticamente de forma manual. Entretanto, consideramos o resultado muito positivo, tendo um alcance significativo em diferentes localidades do Distrito Federal", explica Ana Paula Alves, técnica em laboratório do IFB/Campus Taguatinga.
Além dos resultados práticos da pesquisa, as professoras consideram que tem sido um forte alento poder contribuir de forma ativa nas ações de prevenção a Covid-19. "É gratificante ver e ouvir pessoas que estão passando por situações de vulnerabilidade, tanto econômica quanto física. A energia de troca é sempre de encorajamento para que muito mais pessoas possam ser beneficiadas", comenta Ana Caroline, aproveitando para citar que também contribuíram com a formulação do sabão a também técnica em laboratório do Campus Samambaia Gabriela Liarte e Francielle Campos, professora substituta.
Para quem desejar iniciar uma produção de sabão e sabonetes em casa, fica a dica, mas é muito importante que seja realizado todo o procedimento com muito cuidado. As pesquisadoras alertam que o processo faz uso de soda cáustica – produto químico corrosivo e que requer expressivos cuidados no manuseio.
Formulação do IFB para sabão e sabonetes
Alerta! A produção precisa ser realizada em um lugar arejado, longe de crianças e animais, usando óculos de proteção, luvas, calças compridas e mangas longas, além de máscara. Atenção, não utilizar recipientes de alumínio.
Ingredientes
- 2L de óleo coado
- 1L de álcool 96%
- 500g de soda cáustica 96%-99%
- 6L de água quente
Passo-a-passo
- Dissolver a soda em 1 litro de água
- Juntar o óleo e homogeneizar bem. A reação é exotérmica (libera calor) e chama-se saponificação. Após alguns minutos, acrescentar o álcool e continuar mexendo bem.
- Com cuidado, acrescenta -se água quente. Mexer até completa dissolução do sabão.
- Em seguida, acrescente água fria até 30 litros.
Redes Sociais