Página inicial > Reitoria > Professores do IFB agradecem voluntariado na produção de EPIs

Professores do IFB agradecem voluntariado na produção de EPIs

Criado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 13h55 | Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 13h55 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 18h28 | Acessos: 785

Até agora já são mais de 120 inscritos no projeto de voluntariado do Instituto Federal de Brasília (IFB) para produção de aventais e máscaras para o Hospital de Samambaia (HRSAM). Os professores envolvidos diretamente na iniciativa são Adriano Bezerra, Alexandre Guimarães, Juliana Aragão e Juliana Rangel. Todos fazem parte da Rede IFB Ciência Solidária.

"O que mais chamou nossa atenção foi a disponibilidade das pessoas em ajudar o próximo. Esse movimento foi muito positivo e nos fortalece no trabalho de produção no campus. Pessoas de todas as idades e diferentes situações nos procuraram querendo ajudar, até mesmo aquelas em situação de risco e vulnerabilidade", contou Juliana Rangel, professora responsável pelo projeto.

Os trabalhos estão acontecendo na oficina de costura do IFB, no Campus Taguatinga, com apoio de recursos disponíveis no local, como máquinas de costuras, tecidos, modelagens, aviamentos, moldes para costuras, entre outros.

Inicialmente, a primeira etapa do processo conta com a formação de oito voluntários, que serão os multiplicadores das informações aos demais convocados. "Essa formação que acontece esses dias vai nos auxiliar no apoio e orientação dos demais voluntários e na primeira remessa de aventais", explica Juliana.

No dia 29 de junho, os primeiros voluntários já estavam em atividade no ateliê do IFB Campus Taguatinga. O material para essa produção envolve 200 metros de tecido TNT para aventais odonto-médico-hospitalares, com tecido doado pelo próprio hospital, a serem confeccionados em tom branco. No dia 2 de julho, a professora do IFB e engenheira têxtil Juliana Rangel, responsável pela operacionalização da ação no Campus Taguatinga, fez a primeira entrega de aventais aos profissionais e médicos Dr. Nilson Tsunashima Villa e Dr. Marcelo Joaquim Barbosa, no Hospital Regional de Samambaia.

A segunda etapa de produção vai acontecer em meados de agosto e envolverá a convocação de novos voluntários. "Certamente teremos a ampliação da produção com a chegada dos recursos da Finatec e, assim, a aquisição de mais materiais para atender às demandas da saúde hospitalar. Estão previstos trabalhos durante mais cinco meses ainda", detalhou a professora.

Então, se você se inscreveu como voluntário, fique atento! Para isso, os inscritos no programa devem acompanhar o contato, primeiro por celular, realizado pela equipe de professores para confirmação de interesse no projeto, lembrando que, ao final do projeto, todos os colaboradores voluntários terão direito a Certificado de Participação, em que constará o local, o período e as atividades desenvolvidas no projeto.

A Rede IFB Ciência Solidária são ações voluntárias de servidores e estudantes do IFB para superarmos juntos esta fase de isolamento social de uma maneira menos árdua.

Alguns oferecem dicas, outros ensinam a fazer algo para aproveitar bem o tempo, e tem também os que estão mobilizados em ações solidárias de assistência aos profissionais de saúde e às famílias que necessitam de especial atenção neste período.

Assista ao vídeo sobre a Rede (clique aqui).