Página inicial > Reitoria > Prorrogado prazo de autoavaliação institucional dos cursos superiores de cinco unidades DO IFB

Criado: Terça, 07 de Julho de 2020, 16h29 | Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 16h29 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 16h29 | Acessos: 469

Foi prorrogado, até o dia 10 de julho, o prazo para estudantes e servidores dos cursos superiores de cinco unidades do Instituto Federal de Brasília realizarem um processo de autoavaliação institucional.

A pesquisa está sendo realizada virtualmente por meio de formulário na plataforma Google Forms. O link foi encaminhado via e-mail para os servidores e estudantes dos cursos em questão. Nessa etapa, serão avaliados os cursos superiores dos campi Brasília, Gama, Planaltina, Riacho Fundo e São Sebastião (veja a relação completa dos cursos no final da matéria).

A avaliação é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A comissão pede que a comunidade participe e responda com atenção e seriedade. O questionário é simples e pode trazer impactos profundos no processo de melhoria contínua do IFB.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. A autoavaliação institucional é um importante instrumento para melhorar a qualidade da instituição, especialmente dos cursos superiores.

A CPA é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, docentes, discentes e da sociedade civil organizada. A exigência de uma comissão avaliadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiu com a Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA são sintetizados em forma de relatórios e garantem o credenciamento ou o recredenciamento das IES. Além disso, é um dos principais critérios para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos de graduação e pós-graduação exigidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Os cursos superiores participantes:

Campus Brasília: Tecnologia em Eventos, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Sistemas para Internet.

Campus Gama: Bacharelado em Administração, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Logística

Campus Planaltina: Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Agroecologia

Campus Riacho Fundo: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras/Inglês, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Hotelaria.

Campus São Sebastião: Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Secretariado.