Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IF Ambiental apoia a campanha Julho sem plástico
Início do conteúdo da página

IF Ambiental apoia a campanha Julho sem plástico

Criado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 14h16 | Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 14h16 | Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 17h18 | Acessos: 820

Desde 1950, quando o plástico se tornou barato e se espalhou pelo mundo, as indústrias produziram 9 bilhões de toneladas desse material e apenas 10% foram destinados a reciclagem.
O Brasil é o quarto maior produtor de plástico no mundo. São 11 milhões de toneladas produzidas por ano; desses 11 milhões apenas um milhão é reciclado e outros 3,5 milhões são descartados de forma irregular. O plástico é considerado um dos principais problemas ambientais do mundo. Conhecendo essa problemática, em 2011, um grupo de pessoas na Austrália iniciou o movimento #plasticfreejuly – Julho Livre de Plástico, com o intuito de diminuir o uso de plásticos descartáveis. Hoje, mais 150 países abraçaram essa ideia. O movimento incentiva as pessoas a repensarem o uso desse material e a substituírem o plástico de uso único por produtos reutilizáveis no dia a dia.

Em apoio à campanha, a comissão IF Ambiental faz um convite a você: Que tal participar do Desafio Zero Descartável durante o mês de julho?

Vamos olhar para o nosso ambiente com mais consciência e responsabilidade e tentar, juntos, reduzir o uso diário de plásticos.

Aí vão algumas dicas propostas pelos servidores que compõem a comissão IF Ambiental. Vem com a gente!

Ecobags

Dica: Use Ecobags e sacos de panos para fazer compras e hortifruti.

 

"Um bom investimento é a utilização de ecobags nas compras diárias ao supermercado. Existem modelos sustentáveis acessíveis para compra em alguns mercados e também é possível fazer em casa pesquisando alguns modelos propostos na internet – que vão desde a chita até a produção de sacolas feitas com pacotes de ração", contam os professores Ilvan Junior, do Campus Planaltina, e Raquel Lage Tuma, do Campus Brasília.

 

Coletores menstruais e calcinhas para menstruação

Dica: Faça a opção por coletores menstruais sustentáveis como economia de resíduos e até financeira – ao longo da vida se gasta por volta de R$ 6 mil reais com absorventes comuns. É isso mesmo! Há também as calcinhas para menstruação, já bem populares. Além disso, o investimento em um kit de menstruação pode reduzir consideravelmente a produção de lixo no planeta.

 "O coletor menstrual e os absorventes ecológicos dão uma segurança e um conforto muito grande. São várias formas de dobras para adequação pessoal de cada mulher, em situações de uso até mesmo em piscinas. Os absorventes são feitos de um tecido suave que não irrita a pele e também não deixa odores – também há a opção de absorvente ecológico feito com fibra de bambu", conta Greice Kelly Menezes Martins, servidora do Campus Estrutural.

 Passeios com os pets

Dica: Use folhas grandes, saco de pão ou jornal para pegar o cocô do seu animalzinho.

"Boa alternativa para evitarmos o saco plástico e passearmos com nossos bichinhos", afirma Paula Petracco, professora do Campus Planaltina.

 

Banheiros

Dicas: Para uso dos banheiros, faça dobraduras de jornal para as lixeiras voltadas para o lixo seco.

 

Saquinhos recicláveis de tecidos 

Dica: Faça o uso de saquinhos recicláveis de tecido para guardar os alimentos na geladeira. 

"Os saquinhos são versáteis. Podem ser usados na geladeira, vão ao mercado (sempre deixo um na bolsa) e ajudam na lavagem dos alimentos. É só chegar em casa e mergulhar tudo na água com vinagre ou água sanitária. Seca e coloca direto na geladeira", conta Cíntia Gonçalves, servidora na Reitoria.

 

Vasilhames

Dica: Opte por potes de vidro com tampa para guardar alimentos na geladeira ou no freezer  

"Priorizo produtos que disponibilizam embalagens reutilizáveis, com troca de refil e produtos em vidro – com reúso de garrafas para guardar cereais", afirma a professora Luciane Modenez Saldivar Xavier, do Campus Taguatinga

 

Bebês ecológicos

Dica: Conheça as opções em fraldas ecológicas e os benefícios para os bebês.

"Neste ano, através de um chá de bebê virtual de uma amiga, soube que existem as fraldas ecológicas, que faziam parte da lista das opções de presentes. Achei uma ótima iniciativa, tendo em vista que o consumo de fraldas descartáveis gera um volume de lixo muito grande.  Pesquisas indicam que um bebê usa em média 4,16 fraldas descartáveis por dia – ou seja, por ano são mais de 1.500 fraldas para cada bebê", menciona Jaqueline Oliveira da Câmara, servidora na Reitoria.

 

Resíduos recicláveis

Dica: Use caixas de papelão ou sacolas de papel kraft para os resíduos recicláveis.

 

Consciência

Dica: Evite canudos, talheres, copos e pratos plásticos descartáveis. Sempre que possível, dê preferência ao seu próprio kit de utensílios na alimentação.

 

Composteiras

Dica: Faça sua composteira para resíduos orgânicos. Veja os vídeos para opção em casa ou apartamento aqui, produzidos pelos professores Simone Pinheiro e João Vicente, Campus Brasília – Aprenda fazer a própria composteira e Como fazer uma composteira para pequenos espaços

 

Se você tem alguma outra dica ou vai colocar essas em prática no seu dia a dia, marque o IFB nas redes sociais com as hashtags: #ifambiental #julhosemplastico #souifb

Vamos compartilhar sua iniciativa! 

 

Fontes consultadas: Sites Repense atitudes; Menos plástico; e Vida Minimalista

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página