Mais dicas do IF Ambiental para a campanha Julho sem plástico
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e recicla apenas 1%. Mais do que nunca reduzir esse consumo é necessário. Além disso, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, esse volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo...
Então, vamos a mais uma semana de Zero Plástico? A comissão IF Ambiental convida você a participar do Desafio Zero Descartável durante o mês de julho e a tentar reduzir o uso de plásticos no seu cotidiano. Confira mais algumas propostas da comissão!
Máscaras de tecido
Dica: Dê preferência ao uso de máscaras de tecido
As máscaras vieram para ficar e, nesse caso, opções em tecido são uma boa pedida ao invés do uso das máscaras descartáveis. Confira o catálogo de máscaras
produzidos por estudantes do curso de Vestuário do IFB e dê preferência ao uso de máscaras de tecido. Menos descarte e mais consciência ambiental, além de ser uma atitude de proteção aos que trabalham na limpeza da nossa cidade.
"No DF já são mais de 117 garis infectados pela Covid 19, conforme dados do SLU, e as máscaras descartáveis são atualmente um grande foco de contágio", alerta a servidora Adrielen Morais Corti.
Dica: Conheça opções de higiene pessoal ecológicas
Atualmente já existem várias linhas ecológicas, que vão do xampu em barra ao condicionador até a pasta de dente. São produtos com menor impacto ambiental e que proporcionam bem estar e cuidados com o corpo. É uma alternativa para os produtos convencionais de higiene que contêm petrolatos ou microplásticos em sua composição.
"Uso xampu e condicionador em barra há 2 anos. Assim como os xampus tradicionais, você experimenta e identifica o que é melhor para o seu cabelo. Me adaptei bem e encontrei minha marca preferida . A durabilidade dos xampus e condicionadores em barra variam de 2 a 3 meses e são práticos para levar em viagens", afirma a professora Simone Santos, do Campus Brasília. A servidora do IFB Greice Martins também está satisfeita com a escolha e dica de beleza. "Gosto muito da opção de xampu em barra, e os meus cabelos se adaptaram muito bem ao produto".
Embalagens
Dica: Quando for possível, faça a opção por compras a granel em mercados que não usem embalagem.
Não adianta nada a lei da sacolinha plástico se o arroz, feijão, macarrão, açúcar vêm todos embalados no plástico. Mas por enquanto essa opção ainda é restrita a algumas localidades ou feiras. Outro cuidado é o uso de plástico filme na conservação de alimentos. "Aqui em casa minha esposa comprou um tecido embebido em cera de abelha que substitui muito bem o plástico filme", conta o professor do IFB Bernardo Miglio.
Jaqueline Oliveira da Câmara, Assistente Administrativo, Reitoria, também acompanha as pesquisas em desenvolvimento sobre embalagens. "Há muitos investimentos em pesquisas nesse sentido. Outro dia li sobre embalagem de plástico feita com casca de laranja. Vale a pena acompanharmos!", comenta.
Ecobags II
Dica: Use ecobags
As ecobags são sempre alternativas de cuidado com nosso ambiente, e os modelos são muitos, como conta a professora Regina Kikuchi, do Campus Samambaia. "Entre as opções há produções em tecidos, como as bolsas de crochê com lacre de latinha de refrigerante, as bolsas de garrafas pets, bolsas com lâminas de raio X e as produções de pathwork da ONG do Bem 100% solidário, vendidas em vários supermercados na cidade".
Já as sacolas feitas com pacotes de ração, como o modelo confeccionado pela professora Simone Santos, são uma iniciativa do grupo do condomínio onde mora.
"As ecobags de saco de ração são bem resistentes e são uma iniciativa do grupo Bicharada da Casa 7. Vendemos as ecobags e coletamos tampas plásticas para venda. O valor arrecadado é todo revertido para apoio e castração de animais em vulnerabilidade", explica.
Garrafa retornável
Dica: Leve consigo sempre sua garrafinha de água
Escolha uma garrafinha para chamar de sua e sempre leve com você. É uma iniciativa simples que mantém a hidratação constante e também evita o uso de garrafas e copos descartáveis.
Buchas vegetais
Dica: Troque o uso de buchas sintéticas pela opção de buchas vegetais
A professora Simone Santos também usa as buchas vegetais. "Fiz essa excelente opção e não uso mais a sintética. Além de serem dificílimas de reciclar, são locais perfeitos para a proliferação de bactérias. Mais sujam que limpam".
Confira algumas diferenças que podem incentivar você a fazer essa mudança:
Bucha Vegetal
– Não risca panelas, talheres e inox em geral.
– Detém o crescimento de bactérias.
– Fortalece a agricultura familiar.
– Não gera resíduo, pois é biodegradável e compostável.
– Dura até 2 meses de uso contínuo em perfeito estado.
– Melhor custo benefício.
– Recomendada para usar na louça, roupa, a casa e a pele (efeito esfoliante).
Esponja Sintética
– Dependendo do uso, pode riscar algumas superfícies.
– Prolifera o crescimento de bactérias.
– Fortalece grandes empresas e a indústria do plástico.
– Dura milhares de anos na natureza, pois é de difícil reciclagem.
– Feita com plástico poliuretano (petróleo) e outros componentes químicos sintéticos que têm efeitos nocivos ao meio ambiente.
– Sua vida útil ideal é de apenas 7 dias.
– Preço alto para tantos danos a longo prazo.
– Não é recomendado o uso durante o banho.
Vamos compartilhar sua iniciativa! Se você tem alguma outra dica ou vai colocar essas em prática no seu dia a dia, marque o IFB nas redes sociais com as hashtags: #ifambiental #julhosemplastico #souifb
Fonte: "Manual de Educação – Consumo Sustentável" – MMA e IDEC
Sites consultados – Repense Atitudes, Ciclo Vivo e Positiva Eco.
Redes Sociais