Página inicial > Reitoria > Palestra dessa quinta-feira debate missão dos Institutos Federais

Palestra dessa quinta-feira debate missão dos Institutos Federais

Criado: Sexta, 12 de Agosto de 2011, 15h59 | Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2011, 15h59 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2053

Inclusão – este foi o principal ponto debatido na primeira palestra do Ciclo de Diálogos Formativos do IFB na última quinta-feira, 11. Segundo o Assessor da Vice-Presidência dos Correios, Getúlio Marques Ferreira, para se ter uma educação de qualidade, é preciso que esta atinja toda a população. “Aceitar alunos de escolas públicas nos Institutos Federais não diminui a qualidade de ensino”, afirma Getúlio. O evento aconteceu na Escola de Formação “Trabalhadores em Informática”, no Lago Norte.

A escolha de Getúlio Marques Ferreira para palestrante não foi por acaso. O assessor já possui um histórico com o Ensino Técnico. Ele se formou em Eletrotécnica pela antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), onde iniciou sua carreira profissional como professor de Eletromecânica, tendo ocupado nessa Instituição as funções de Coordenador-Geral de Planejamento e, mais tarde, Diretor de Ensino. A convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), assumiu, no Ministério da Educação (MEC), o cargo de Coordenador Geral de Supervisão e Gestão das Instituições Federais de Educação Tecnológica e, posteriormente, de Diretor de Desenvolvimento da Rede.

Em meio aos debates, Getúlio aponta o papel que o IFB vem desempenhando em Brasília. Para ele, a missão do Instituto é maior que a dos outros IFs. “Por ser uma Instituição nova, o IFB ainda tem que criar uma identidade no DF, diferente dos outros Ifs que já são centenários. Também é preciso criar um grupo coeso que entenda a missão do Instituto Federal”, conclui. Apesar do pouco tempo, o assessor elogia o Instituto pela atuação na região e por haver, no Campus Taguatinga, o Centro de Referência do Mulheres Mil.