Página inicial > Reitoria > Retomada das atividades no IFB

Retomada das atividades no IFB

Criado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h37 | Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h37 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h40 | Acessos: 3505

Brasília, 27/7/2020

Quem diria que em pleno século 21 o mundo inteiro precisaria parar para poder continuar? Que seríamos obrigados a nos isolar para sobreviver? Como muitos têm dito: nada será como antes.

Mas é preciso seguir em frente – com segurança e prudência –,atendendo a todas as recomendações e protocolos das autoridades sanitárias e governamentais. A vida sempre em primeiro lugar.

O IFB, assim como todas as escolas do Brasil e do mundo, teve de suspender suas aulas. O primeiro semestre de 2020 afetou todos os setores, e com a educação não foi diferente. Desde a suspensão temos pensado e debatido como seria a retomada, inclusive com vários colegiados de curso discutindo, estudando e aprendendo sobre novas metodologias de ensino. O IFB tem investido no aprimoramento do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle, além de estimular capacitações sobre ensino remoto e produção de conteúdo multimídia.

O ano não está perdido. E nem poderia estar. É nossa responsabilidade como instituição pública de ensino ofertar educação profissional e tecnológica. Temos esse compromisso com a sociedade e vamos cumprir. Mais do que nunca, os estudantes precisam do IFB. Estamos oportunizando a eles o desenvolvimento e a continuidade de suas atividades acadêmicas de forma não presencial.

Isso ficou claro na escuta com eles, seus pais, mães e familiares. Também ficou nítido com os resultados das diversas pesquisas que foram feitas na comunidade acadêmica por todos os campi e pela Reitoria.

Em junho, o Conselho Superior do IFB, instância máxima da instituição, com representação plural e diversa, aprovou a Resolução 20/2020, para retomarmos de forma gradual o calendário acadêmico com atividades letivas não presenciais. Sempre é bom destacar: um formato temporário para este momento de pandemia. O Conselho Superior inovou ao não engessar o calendário acadêmico: definiram-se apenas as datas de retorno e término de cada semestre, respeitando, dessa forma, as especificidades de cada campus e de cada curso.

A decisão do Conselho Superior foi o propulsor para o início de uma mudança de paradigma no IFB. Os projetos integradores tão desejados e já praticados em alguns cursos ganham mais espaço neste novo momento. O planejamento das aulas está cada vez mais coletivo. Esse período sem atividades letivas, mas com muitas outras atividades (pesquisa, extensão, planejamento, reuniões colegiadas etc.), foi importante para que pudéssemos nos familiarizar melhor com as tecnologias digitais. Todos aprendemos. Todos evoluímos.

Sabemos que não será do jeito tradicional a que estamos acostumados, mas é a alternativa possível para este momento de pandemia e distanciamento. Estamos sempre abertos a sugestões e ajustes que se fizerem necessários. É uma novidade para todos; temos consciência disso.

Estamos buscando soluções tecnológicas para alcançar todos os estudantes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Lembramos que aos estudantes que não têm acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação teremos material impresso. Como afirmado antes, não é o ideal neste momento, mas, sim, o possível.

Todas as iniciativas que tomamos durante a pandemia e as que estamos preparando para o próximo período estão disponíveis no nosso site. Destacamos algumas, tais como auxílio-conectividade, aquisição e empréstimo de equipamentos, edital para mediador virtual, campanha de doação, entre outros.

Os servidores do IFB, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, bibliotecários, todos os técnicos estão trabalhando para que a retomada do Calendário Acadêmico 2020 ocorra com êxito.

Sabemos da qualificação e da responsabilidade do nosso corpo docente. Temos a convicção de que os professores, peças-chave na reconstrução de vínculo com os estudantes, serão fundamentais para fazermos essa travessia da melhor forma possível.

Agradeço o empenho e a colaboração de todos para a construção da retomada das atividades letivas. Muitas propostas criativas, inovadoras e solidárias surgiram neste momento tão difícil pelo qual estamos passando.

Conto com o apoio de todos vocês para enfrentarmos juntos este desafio de começar de novo. E juntos vamos superar!

Luciana Massukado, reitora do IFB

#ReconectaIFB