Página inicial > Reitoria > Seminário evidencia extensão tecnológica na Rede Federal nesta terça-feira

Seminário evidencia extensão tecnológica na Rede Federal nesta terça-feira

Criado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 16h51 | Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 16h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1613

Alunos e professores de cinco institutos federais representarão a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Seminário “A extensão tecnológica no Brasil”, que será realizado nesta terça-feira, 16, na Câmara dos Deputados. No foyer do auditório Nereu Ramos, serão expostos projetos de extensão, produtos e pesquisas de alta tecnologia, desenvolvidos nos cursos técnicos, representando todas as regiões do país. Também haverá exibição de vídeos sobre a trajetória e atuação da Rede Federal.

Pela região Norte, o Instituto Federal de Rondônia levará o projeto "Resignificando o ensino agrícola na educação profissional e tecnológica". O Centro-Oeste será representado pelo Instituto Federal de Brasília, com o projeto "Produção e processamento da carne de coelho". Pelo Sudeste, o Instituto Federal Fluminense mostrará a “Produção e Aplicação de materiais didáticos para deficientes visuais". Os institutos federais Catarinense e do Rio Grande do Norte levarão o projeto “Cambira” e o “Projeto do mel”, respectivamente.

O seminário – que  foi sugerido pelo deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) – será  promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica; e pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE).

Programação

8h30 – A  abertura contará com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante Oliva, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, além do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

10h – Será  realizado o painel "Assistência tecnológica às micro e pequenas empresas".

14h30 – No  painel "Capacitação tecnológica no Brasil", o Conif será representado pelo coordenador do Fórum de Extensão, professor Wyllys Abel Tabosa. Também foram convidados os secretários de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, e de Educação Superior, Luís Cláudio Costa.

17h – O  encerramento será marcado pela leitura de um manifesto em defesa da extensão tecnológica, que culminará na criação de uma associação nacional na área.