Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos
Início do conteúdo da página

IFB abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos

Criado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 17h54 | Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 17h54 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 18h51 | Acessos: 1094

“Quais bases de dados, constantes do inventário do Instituto Federal de Brasília (IFB), você gostaria que fossem publicadas em formato aberto?”. Esse é o principal questionamento a ser respondido em consulta pública, que segue aberta até o próximo dia 23 de agosto. O objetivo consiste em proporcionar a participação dos cidadãos no que tange aos itens prioritários de bases de dados.

Qualquer cidadão pode responder ao questionário on-line. A consulta segue aberta até o próximo dia 23 de agosto.

 

Dados Abertos

Segundo a Open Knowledge, são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura.

 

Política de Dados Abertos do Governo Federal

Regulamentada pelo Decreto 8.777/16 e Resolução nº 03 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), a Política estabelece regras para disponibilização de dados abertos no âmbito do poder Executivo Federal.

Os principais objetivos estão dispostos no art. 1º do Decreto. Entre eles, promover a publicação de dados continuados em bases de dados de órgão e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.

 

Plano de Dados Abertos (PDA)

O PDA é o instrumento pelo qual o Instituto Federal de Brasília operacionaliza a Política de Dados Abertos estabelecendo quais serão as estratégias a serem adotadas para abertura, sustentação, monitoramento e fomento ao uso de suas bases.

O Art. 5º do decreto nº 8777/2016 estabelece os itens que devem estar presentes nos Planos, e a Resolução nº 03 da CGINDA estabelece normas sobre a elaboração e publicação de PDAs.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página