Página inicial > Reitoria > Confira a II Jornada Nacional de Sabores e Saberes do Cerrado

Confira a II Jornada Nacional de Sabores e Saberes do Cerrado

Criado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 13h41 | Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 13h41 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 13h41 | Acessos: 397
Até o dia 11 de setembro será realizada a programação da II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, promovida pelo Instituto Federal de Brasília.

Abertura

A abertura do evento foi realizada no dia 11 de agosto, com a presença do público que acompanhou pela TV IFB.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, participou e elogiou o evento.

"Parabenizo a organização pela abertura ser realizada no Dia do Estudante e encerrar-se em outra data importante para os educadores – o Dia Nacional do Cerrado".

Em seu discurso também observou que, mesmo em trabalho remoto, a Jornada traz externalidades positivas, por ser um evento on-line, e amplia a possibilidade de participação  não só dos alunos da área mas de todos que se interessam pelo tema.

A professora Ana Paula Jacques, coordenadora do evento, afirma que uma das propostas é envolver personalidades na defesa do 2º maior bioma brasileiro.

"A escolha do baru tem motivação por ser um fruto que se transforma para valorização da gastronomia brasileira", ressalta.

Programação

Acompanhe as atividades na TV IFB sobre diversas temáticas, que vão desde a preocupação ambiental até a importância de apresentar experiências sociais e gastronômicas.

Agosto

Dia 13/8, às 17h: Aula-show "Desvendando ingredientes brasileiros na coquetelaria", com o chef de bar do Balaio IMS (SP), Rafael Welbert.

Dia 18/8, às 17h: Aula-show com a chef e proprietária do restaurante Casa de Ieda (SP), Ieda de Matos.

Dia 25/8, às 17h: Aula-show com o Professor de Culinary Arts do Culinary Institute of America (CIA at Greystone) e autor do livro The Brazil Project, Almir da Fonseca

Setembro

Dia 1/9, às 17h: Aula-show com o chef e proprietário do restaurante Conca Cozinha Original (DF), Diego Badra.

Dia 9/9, às 17h: Webnário "Bioeconomia e agregação de valor às cadeias produtivas agrícolas", com o Diretor-Chefe da Unidade Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP, Ricardo Abramovay.

Dia 9/9, às 18h30: Webnário “Desafios e oportunidades para os produtos da sociobiodiversiade do Cerrado”, com a administradora e gestora da COPABASE (Arinos/MG), Dionete Barbosa, e a ecóloga, mestre em Ecologia pela UnB e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga no ISPN, Isabel Figueiredo.

1° Concurso de Receitas do Cerrado

Esta segunda edição valoriza e traz o reconhecimento do baru como fruto nacional e, do cerrado com o 1° Concurso de Receitas Típicas do Cerrado.

Os interessados poderão fazer as inscrições através do formulário disponível no site do evento. O cadastro poderá ser feito até 25 de agosto.

Saiba mais
A iniciativa é uma realização da área de Gastronomia do Campus Riacho Fundo e tem como objetivo promover reflexões e debates sobre sociobiodiversidade com convidados de diversas áreas do conhecimento.

Acompanhe a programação em https://saboresesaberesdocerrado.com/