Página inicial > Reitoria > IFB e FNDE fazem inspeção em caminhões frigoríficos da alimentação escolar

IFB e FNDE fazem inspeção em caminhões frigoríficos da alimentação escolar

Criado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 19h22 | Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 19h22 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 10h50 | Acessos: 720
imagem sem descrição.

Essa é uma das etapas do pregão que prevê a aquisição de 500 veículos de apoio à logística e à distribuição de alimentos para escolas públicas

Uma equipe técnica formada por integrantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) fazem inspeção, nesta semana, em protótipos de caminhões frigoríficos destinados ao transporte de produtos da alimentação escolar. O intuito é verificar se os veículos cumprem todos os requisitos dispostos no edital do Pregão Eletrônico n° 16/2019, que prevê a eventual aquisição de mais de 500 caminhões frigoríficos por estados, municípios e Distrito Federal.

A inspeção nos veículos das empresas que ofertaram os menores preços na sessão pública do pregão está sendo feita em Brasília. Os caminhões, da categoria leve e que rodam com diesel ou biodiesel, devem ter baú isotérmico misto para refrigeração e congelamento.

Caso os veículos forem aprovados, os próximos passos são a homologação do resultado da licitação e a publicação da ata de registro de preços dos caminhões, o que deve ocorrer até o fim deste ano. A partir deste momento, os entes federativos interessados podem pedir adesão à ata para poderem adquirir os veículos para transportar os alimentos da merenda escolar de forma segura.

O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, e a diretora de Administração do FNDE, Paula Nunan, estiveram com a equipe da autarquia na inspeção desta terça-feira, 25. “O caminhão frigorífico vem para auxiliar na logística do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, e permitir que os gêneros sejam transportados de forma segura, com a temperatura adequada para cada tipo de alimento, sejam eles congelados, resfriados ou secos”, afirmou o diretor de Ações Educacionais.

Especificações

O desenvolvimento das especificações técnicas dos caminhões frigoríficos foi feito em parceria entre o FNDE e professores e técnicos do IFB. O veículo precisa ser equipado com direção hidráulica, ar condicionado na cabine, tração 4 x 2, cronotacógrafo eletrônico ou equipamento similar, potência mínima de 155 cv e capacidade para carregar no mínimo 3.300 quilos de alimentos.

Já o baú deve ter comprimento e largura externa de 5,00 e 2,20 metros, respectivamente, e altura interna de 2,00 m. Precisa possuir dois compartimentos – um para alimentos congelados e um para alimentos resfriados ou secos – divididos por divisória móvel. Deve ainda ter um sistema de vedação para contenção de água, pó e impurezas.

“Está sendo feito um trabalho muito criterioso para que nesses quatro dias de vistoria possamos garantir que o veículo seguirá todas as normas estabelecidas no pregão. A equipe da Divisão de Qualidade de Compra Nacional para a Educação, do FNDE, está empenhada para que seja entregue à sociedade o melhor produto, que vai atender com eficiência o PNAE e consequentemente os estudantes brasileiros”, destacou a diretora Paula Nunan.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do FNDE.