Página inicial > Reitoria > IFB entrega mais de 2 mil cestas de alimentos a estudantes da instituição

IFB entrega mais de 2 mil cestas de alimentos a estudantes da instituição

Criado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 14h22 | Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 14h22 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 14h24 | Acessos: 1416

Um projeto do Instituto Federal de Brasília vai distribuir cerca de 2.100 cestas com alimentos saudáveis para alunos de todos os campi. A iniciativa vai beneficiar prioritariamente estudantes do Ensino Médio Integrado. As primeiras cestas serão entregues nesta terça-feira pelo Campus Planaltina aos alunos convocados, de acordo com o calendário divulgado no site do IFB. As outras unidades terão calendários próprios de entrega.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que busca ofertar uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos. Para cumprir o que determina o PNAE, foi necessário selecionar alimentos que se adequem à questão nutricional para compor a cesta.

“O PNAE estabelece que a alimentação dos alunos seja de excelência, com alimentos saudáveis e diversificados. Então, nossa preocupação não é só saciar a fome mas também pensar na nutrição dos estudantes. As cestas contam com 16 itens, como ovos, abóbora, macarrão integral, castanhas, mel de abelha, arroz e molho de tomate orgânicos”, explica Riva Andrade, nutricionista do IFB/Campus Planaltina e responsável pelo projeto.

Os produtos foram adquiridos com os recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Com a pandemia, muitos responsáveis por prover as famílias ficaram desempregados, e os alunos estando em casa, ficam sujeitos à insegurança alimentar.. Como temos esse recurso para usar na alimentação escolar, decidimos fazer o projeto, que contemplará muita gente de maneira positiva. Estou muito feliz em conseguirmos realizar esse projeto, que é inédito em toda a rede federal”, afirma Riva.

Todos produtos são oriundos da agricultura familiar, adquiridos por meio da Cooperativa Central do Cerrado que participou da chamada pública realizada pelo IFB. “A lei determina que pelo menos 30% desses alimentos sejam da agricultura familiar, segmento que também merece nosso incentivo e apoio. De alguma forma, estamos colaborando com esses agricultores que podem estar passando por dificuldades com a pandemia”.

Cestas do Campus Planaltina

O Campus Planaltina, único com alojamento estudantil  e que oferece refeições aos estudantes, está distribuindo cestas desde março, com recursos próprios e produtos produzidos no campus e recursos do FNDE (recursos remanescentes do FNDE para 2019). De acordo com a nutricionista Riva Andrade, já foram distribuídas mais de mil cestas. Com o projeto (recursos do FNDE para 2020), os estudantes do campus devem ser beneficiados com mais 350 cestas.