Página inicial > Reitoria > Algumas palavras...sobre rede de apoio

Algumas palavras...sobre rede de apoio

Criado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h02 | Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h40 | Acessos: 9290

Muito se tem falado durante a pandemia sobre a importância da rede de apoio. Mas o que é rede de apoio? Quando nos referimos à palavra rede nesse contexto, estamos falando dos enlaçamentos e vínculos que se formam dentro de determinados grupos e espaços e que impactam a todos os indivíduos envolvidos. A palavra “apoio” refere-se a sustentar algo, a ajudar a manter alguma coisa. Desse modo, podemos falar que uma rede de apoio social é formada por pessoas, grupos, comunidades e instituições que estão sempre “ali” quando precisarmos. A partir da convivência e de trocas afetivas é que construímos e consolidamos nossas redes de apoio. Sendo assim, não há um padrão. A sua rede de apoio pode ser diferente da minha, que é diferente de outra pessoa, e assim seguimos construindo as nossas redes.

Em geral, quando pensamos em rede de apoio, pensamos nos laços familiares e de amizade. E sim, a rede de apoio pode ser composta por vínculos dessa natureza. Mas engloba também os vínculos que nutrimos com pessoas do trabalho, na escola, na faculdade e nos diversos espaços sociais em que nos inserimos. É importante destacar que nem todas as pessoas que conhecemos e com quem convivemos fazem parte da nossa rede de apoio. Como dito, a rede de apoio é constituída por laços e vínculos de segurança e confiança, seja com pessoas ou com instituições.

Se você parar para pensar um pouco, é bem possível que consiga lembrar momentos da sua vida em que a presença de uma pessoa próxima foi fundamental para ajudá-lo a enfrentar o que estava acontecendo. Então, essa pessoa próxima faz parte (ou pelo menos fez parte durante um tempo) da sua rede de apoio, ou seja, foi uma fonte de apoio em momentos de mudança ou crise. Ao existir uma rede de apoio, quando você se sentir vulnerável ou com dificuldade de encontrar alternativas para um problema, essas pessoas ou instituições, como escola, hospital, centros comunitários, estarão dispostas a ampará-lo. O suporte dessa rede pode, então, promover a proteção em momentos difíceis e auxiliar na promoção de bem-estar, qualidade de vida e saúde.

Nesse momento de pandemia, estamos distanciados fisicamente de nossos amigos, familiares, escola, faculdade, entre outros. Contudo, é importante que mantenhamos um contato aberto com essas pessoas, seja por meio de telefonemas, de chamadas de vídeo ou troca de mensagens. Frente a esse cenário, como você tem se comunicado com sua rede de apoio? Lembre-se de estar junto da sua rede de apoio e de que você faz parte da rede de apoio de outras pessoas também. Outra coisa importante: não deixe de buscar ajuda profissional se sentir necessidade.

Camilla Alexandre¹

Gabrielle Borges¹

Luísa Jobim¹

Luísa Meirelles²

¹Estudantes do UniCEUB e estagiárias de Psicologia do Campus Estrutural.

²Psicóloga e preceptora do estágio em Psicologia do Campus Estrutural (contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).