Retomada das aulas: IFB divulga relatório de acompanhamento das atividades letivas
Pouco mais de um mês da retomada do calendário acadêmico, o Instituto Federal de Brasília (IFB) divulga relatório do acompanhamento das ações realizadas pela Reitoria e pelos dez campi neste período. O documento apresenta dados sobre estudantes atendidos com auxílios tecnológicos, número de trancamentos, metodologias utilizadas nos cursos, ações de comunicação, criação de comissões, núcleos, links para documentos orientativos, relatos e depoimentos.
Nas últimas semanas, a reitora Luciana Massukado e equipe participaram de reuniões virtuais com todos os campi, “priorizando a escuta dos coordenadores de curso, fazendo uma avaliação da ponta a partir da experiência de quem está próximo dos estudantes e quem está lidando diretamente e diariamente com os discentes, docentes e técnicos”. No total, foram mais de cem pessoas ouvidas de forma atenta e, cujas contribuições incitam a reflexão e autocrítica por parte da gestão sobre as ações realizadas até o momento.
Segundo a reitora, os pontos mais abordados, em praticamente todas as reuniões, foram a sobrecarga de trabalho, os desafios de se adaptar a essa nova forma de ensino, o processo de ensino aprendizagem e a saúde emocional dos envolvidos. Em vários campi houve sugestões relacionadas ao calendário acadêmico, sobretudo, na questão de se avaliar o seu prolongamento de forma a não ensejar um acúmulo de atividades e, por consequência, aumentar os níveis de ansiedade para o cumprimento do conteúdo e carga horária previstos nos planos de cursos, seja pelo docente, seja pelo estudante.
O relatório sobre o acompanhamento da retomada das atividades letivas não presenciais foi apresentado na reunião extraordinária do Conselho Superior (CS) do IFB, nesta terça-feira (15). Os conselheiros entendem que estamos no momento ideal para se fazer uma avaliação e, se necessário, ajustes. Durante o debate, a maioria concordou com a sobrecarga de tarefas, mas também avaliaram como positivas as ações dos editais de conectividade e de mediadores virtuais e que "desacelerar" agora seria uma boa alternativa e traria ganho para todos. Mas, que qualquer decisão deve levar em consideração a escuta da comunidade acadêmica.
O Conselho Superior aprovou a realização, pela Reitoria em parceria com os campi, de uma consulta pública voltada a servidores e estudantes sobre o calendário acadêmico e temas afins. O resultado deste levantamento será debatido na próxima reunião extraordinária, dia 2 de outubro.
Acesse a íntegra do relatório de um mês da retomada aqui.
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