Página inicial > Reitoria > IFB para todos!

IFB para todos!

Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h54 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h54 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 10h17 | Acessos: 970

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Instituto Federal de Brasília traz alguns exemplos de alunos e servidores da instituição que são verdadeiras inspirações e representam a luta pela igualdade, pelo respeito e pela inclusão. A luta conta que a discriminação é de todos nós!

Maycon Calasancio é surdo e cursa Licenciatura em Dança no IFB/Campus Brasília.

Apaixonado por música desde a infância, Maycon é um exemplo de força de vontade e dedicação à arte. Seu maior sonho é que crianças surdas possam se tornar profissionais da dança, assim como ele, que é professor de balé. “Se você é surdo e gosta ou se interessa por algo que parece não pertencer a você, não desista do seu sonho. Lute até quebrar a barreira. Você pode mudar o mundo”.

Jarlene Maria de Oliveira tem paralisia cerebral em displegia espástica e faz o Curso Técnico Integrado em Alimentos no IFB/Campus Gama.

Extremamente ativa, Jarlene faz trabalhos como atriz de teatro, modelo fotográfica, além de criar a Turminha do Palhaço Alegria Cadeirante, que visita creches, escolas, orfanatos e pediatrias de hospitais públicos para levar alegria a crianças.

“Jogo minhas limitações fora e vivo igual a todos. O IFB é a minha segunda casa. Tenho aprendido muito com a equipe do IFB. Professores, técnicos e assistentes sociais tratam a gente com muito cuidado e carinho. Inclusão em primeiro lugar é o que vejo ali nos serviços de assistência social”.

Guiomar Alves é surda e professora de Libras do IFB/Campus São Sebastião.

Mesmo com duas graduações, especialização em Libras e concluindo um mestrado, a professora Guiomar ainda enfrenta algumas dificuldades em sua vida profissional, principalmente no quesito acessibilidade. Mas desistir não está em seus planos.

“Nunca pensei em parar e desistir, sei que sou capaz. Quem vai atrás e luta, o sonho é realizado. Se você tem alguma deficiência, mesmo tendo obstáculos, jamais desista dos seus sonhos. Se sonha em subir na vida, vai à luta, procure todos os direitos”.

Glauco Goiapoti é cego e cursa a Licenciatura em Matemática no IFB/Campus Estrutural.

Bacharel em Administração, Glauco está em sua segunda graduação e em um processo constante de adaptação, já que perdeu a visão há cerca de 10 anos. Determinação é sua marca registrada!

“Me sinto muito acolhido no IFB. Nos primeiros dias [na instituição] já entraram em contato comigo para saber qual a minha deficiência para me integrar. Já participei de três projetos de pesquisa no IFB, um deles sobre educação matemática para pessoas com deficiência auditiva. Não sabia que uma instituição pública possuía essa estrutura e profissionais desse nível. É muito bom estar no IFB”.

José Carlos da Silva tem hemiplegia e trabalha como intérprete de Libras no IFB/Campus Taguatinga.

Superando suas próprias limitações, José Carlos trabalha justamente promovendo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

“A mensagem que deixo a outras pessoas com deficiência é para que não desistam de seus sonhos. Somos todos capazes de realizá-lo, mas é preciso se esforçar para conquistar o que almeja”.