Página inicial > Reitoria > IFB realiza terceira audiência pública em São Sebastião

IFB realiza terceira audiência pública em São Sebastião

Criado: Sexta, 02 de Setembro de 2011, 13h03 | Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2011, 13h03 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1879

Na noite desta última quinta-feira, 1° de setembro, foi realizada a terceira audiência pública em São Sebastião, que teve como objetivo apresentar à comunidade os resultados alcançados nas duas edições anteriores. A sessão ocorreu no Centro de Ensino Médio 01 e contou com a presença de estudantes, representantes populares e da comunidade em geral.

Nas audiências anteriores, os representantes do IFB realizaram uma consulta pública com a população local para ouvir quais os cursos presentes no catálogo nacional do Ministério da Educação a própria comunidMoradores puderam escolher eixos e cursosade gostaria que fossem oferecidos pela unidade. A partir dessa consulta e com base em outros métodos de pesquisa foram escolhidos os eixos, os cursos e, por consequência, a vocação do campus que será construído na cidade satélite.

A audiência contou com a participação do Reitor do IFB, Wilson Conciani, do representante da diretoria regional de ensino, Paulo Viana, do diretor do CEM Miguel Arcanjo, Adriano Ferreira dos Santos, e do diretor do campus São Sebastião, Gustavo Filice de Barros, que conduziu a apresentação dos trabalhos.

Expectativa
A comunidade, que se mostrou bastante interessada e participou ativamente das três audiências realizadas, espera, com muita expectativa, o início das atividades do campus. Para o morador de São Sebastião, Kaoka Ovídio, que atua como presidente comunitário do Bairro São José, a vinda do IFB para a cidade satélite veio em uma boa hora. “Nós precisamos ocupar os nossos jovens, por isso sabemos da importância que este projeto representa para nós. O oferecimento de cursos profissionalizantes, além de deixar os jovens longe das drogas, trará uma nova perspectiva de futuro para eles”, aposta Ovídio.

O professor Francisco Nélis conta que a vinda do IFB para São Sebastião será uma ganho de qualidade, não só na educação, mas também na vida dos moradores. “A maior parte da população da nossa cidade é de adolescentes, e eles precisam deslocar-se diariamente até o plano piloto em busca de um ensino de qualidade. Só de deixar de fazer esse trajeto, já será um grande ganho para toda a população”. Nélis também aprovou a condução do processo de criação do campus. “Foi tudo muito bem construído pelo IFB, com as audiências, que tiveram a sensibilidade de ouvir a comunidade local antes de implantar os cursos”.

Inscrições abertas
O campus de São Sebastião encontra-se com inscrições abertas para o preenchimento de suas primeiras vagas. Estão sendo oferecidas 210 oportunidades entre seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) (Veja a relação de vagas e cursos abaixo).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de setembro, pela internet (clique aqui para fazer sua inscrição), ou presencialmente, na Administração Regional de São Sebastião, CEF Miguel Arcanjo, ou no campus Brasília do IFB.

As inscrições e os cursos são gratuitos.

Mais informações: acesse o edital de abertura.

Cursos oferecidos:

Venda e Pós-Venda - 40 vagas