Página inicial > Reitoria > “Ser íntegro é...” IFB lança campanha de integridade

“Ser íntegro é...” IFB lança campanha de integridade

Criado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 17h34 | Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 17h34 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h58 | Acessos: 2669

Nesta quinta-feira (1º), o Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou a campanha “Ser íntegro é...”. O Programa de Integridade do IFB faz parte de um conjunto de ações que, articuladas, têm o objetivo de fortalecer as instâncias de integridade e orientar os servidores e colaboradores sobre o que é essencial para ter uma conduta sempre ética.

Para falar sobre o tema, o IFB convidou o auditor federal de finanças e controle da Coordenação-Geral de Integridade Pública da CGU, Fábio Félix. Também participaram do lançamento da campanha a reitora do IFB, Luciana Massukado, o presidente da Unidade de Gestão da Integridade do IFB (UGI), Rodrigo Alfani, e a ouvidora do IFB, Raline Romaiany.

“Para trabalhar a integridade, falamos não só de processos, que são importantes, mas falamos de pessoas. Sem as pessoas não conseguimos desenvolver um programa de integridade que esteja lindo no papel. Como uma instituição de ensino, temos o papel de formar pessoas, formar futuros profissionais qualificados para o mundo do trabalho que sejam íntegros e capazes de mudar a sua realidade local, nacional e mundial. Eu acho que nossos estudantes têm potencial para mudar muitas coisas no nosso país e fora”, afirma Luciana Massukado.

A reitora também destacou a importância de uma boa comunicação no processo de implementação da integridade na instituição. “Hoje nós sabemos que sem comunicação não conseguimos fazer nada. É um tripé: pessoas, processos e comunicação. Hoje a comunicação faz parte de tudo sobre o que temos conversado e do que queremos implantar. Temos de trabalhar a questão da integridade, mas também [trabalhar] no sentido da consciência, na forma de comunicar, porque não é para ser algo punitivo, mas ser na linha da conscientização e da sensibilização”, defende.

O presidente da UGI/IFB, Rodrigo Alfani, destacou a importância do Plano de Integridade do IFB para cumprir a legislação que trata sobre políticas de governança da administração pública. “O IFB é uma instituição ímpar; vamos além do cumprimento dos requisitos legais. Por isso, hoje estamos lançando a campanha “Ser integro é...”, que vai nos auxiliar a permear a integridade dentro do IFB”, explica. Alfani também falou da importância da participação da reitora do IFB, Luciana Massukado, no evento. “A presença da nossa magnífica reitora demonstra o total comprometimento da alta direção e gestão com o programa de integridade”.

A mediadora do evento e ouvidora do IFB, Raline Romaiany, falou sobre a satisfação em criar o Programa de Integridade da instituição. “Tenho muito orgulho em compor a Unidade de Gestão da Integridade. Para nós, os olhos brilham. Nós nos sentimos inspirados quando construíamos o documento que estamos apresentando hoje na campanha. Nossa missão é inspirar todos os nossos servidores também”.

O palestrante convidado, Fábio Félix, auditor federal de finanças e controle da Coordenação-Geral de Integridade Pública da CGU, apresentou um panorama sobre os processos de integridade, explicando a origem, o que já está sendo feito e quais os próximos passos. Ele fez questão de destacar que Programas de Integridade não se resumem a normativas e controles, mas devem ser focados nas pessoas, que são imperfeitas, cometem erros e devem ser estimuladas a melhorar sempre, para aperfeiçoar os sistemas consequentemente.

“A questão do comportamento ético e da conduta íntegra é fruto de uma reflexão diária, porque isso está relacionado a tomada de decisão que a gente faz frequentemente. Por isso, é importante falar de valores que pautam as decisões. É importante estar com a campanha e ações constantes para nos lembrar sempre os nossos compromissos éticos, nosso compromisso com a administração pública e com a sociedade brasileira”, defendeu.

O evento completo está disponível no canal TV FB.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade do IFB clicando aqui.