Página inicial > Reitoria > Sustentabilidade: IFB investe em energia limpa com aquisição de usinas solares

Sustentabilidade: IFB investe em energia limpa com aquisição de usinas solares

Criado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h01 | Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h01 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h01 | Acessos: 1000

O Instituto Federal de Brasília adquiriu 22 usinas fotovoltaicas para instalação em todos os seus dez campi. Cada unidade receberá dois módulos, com exceção do Campus Taguatinga, que receberá quatro. As placas irão gerar “energia limpa” a partir da luz do sol.

Segundo Gilmar Martins, servidor da Diretoria de Engenharia do IFB, a expectativa é que haja uma economia nas contas de energia de aproximadamente 10 a 20% em cada unidade, de acordo com consumo individual. “Em unidades maiores como os campi Brasília e Planaltina, ou em campi com expressiva utilização de maquinário, como Taguatinga e Samambaia, a economia seria um pouco menor, já que o valor da produção de energia é constante para todas as usinas”, explica.

Além da economia financeira, a ação trará muitos outros benefícios para o IFB. “Como instituição, haverá um ganho evidente em sua imagem de sustentabilidade e instituição amiga da natureza, com a utilização de uma fonte de energia limpa, eficiente, tecnológica e ecologicamente correta, já que as instalações são de grande durabilidade (25 anos ou mais). A instalação também coloca o IFB na vanguarda, tanto pelo uso da nova tecnologia, como sendo uma das primeiras instituições públicas federais a fazer o uso da energia solar no DF”, afirma Gilmar.

Ele acredita que os benefícios serão ainda mais evidentes para os campi. “Conforme a unidade, poderá haver ganhos na área educacional pelo contato direto de professores, técnicos e alunos com a nova tecnologia; e na possibilidade de aproveitamento para formação técnica dos estudantes (projeto e montagem de usinas fotovoltaicas), aulas de laboratórios (eletrotécnica e eletrônica), estudo e elaboração de TCC, auxílio em teses de mestrado e doutorado, entre outras”.

Cada módulo tem capacidade de produzir aproximadamente 18 kW de potência, que vão abastecer todas as instalações dos campi. Se a produção de energia for maior que o consumo em um determinado período, o excedente será disponibilizado ao sistema da CEB Distribuição como crédito, e deverá ser devolvida posteriormente quando o consumo for maior que a produção.

Os equipamentos já foram instalados nas unidades do Riacho Fundo, Estrutural e Gama. Os próximos a receberem as usinas serão os campi Ceilândia, Recanto das Emas e São Sebastião, ainda no mês de outubro. A previsão é que até dezembro todas as usinas sejam instaladas nos campi restantes.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma adesão a uma ata de preços conduzida pelo IFSul de Minas. De acordo com Gilmar, há interesse em aumentar a produção de energia nos campi com aquisição de mais usinas fotovoltaicas. “A proposta inicial seria triplicar a potência que está sendo instalada atualmente, ou seja, fazer a instalação de mais quatro usinas fotovoltaicas para cada campus”.