Página inicial > Reitoria > Cinco campi do IFB terão Centros de Formação Tecnológica: Samambaia é o primeiro

Criado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h10 | Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h10 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 09h37 | Acessos: 1784

O Campus Samambaia deu início às obras da construção do primeiro Centro de Formação Tecnológica (CFT) do Instituto Federal de Brasília (IFB). Além dessa unidade, a expectativa é que em 2021 os CFTs dos campi Estrutural, Recanto das Emas, Planaltina e Taguatinga também estejam prontos. O recurso de 10 milhões provém de emenda da bancada federal com o apoio dos deputados federais Professor Israel Batista (PV) e Paula Belmonte (Cidadania) e da senadora Leila Barros (PSB).

A reitora Luciana Massukado explica que, no orçamento de 2020, o IFB recebeu de emenda de bancada R$ 15,450 milhões, sendo R$ 12,450 milhões destinados pelo deputado Israel, R$ 1,5 milhão da deputada Paula Belmonte e outro R$ 1,5 milhão da senadora Leila Barros. “No entanto, devido à pandemia da Covid-19, parte dos recursos das emendas de bancada de todos os estados e do DF foi destinada aos governos estaduais e ao GDF para investimento em saúde. Ainda assim conseguimos, em articulação com esses parlamentares, manter R$ 10 milhões para construção dos primeiros cincos CFTs no IFB”, detalhou.

Ela acredita que o IFB, mesmo jovem, já é reconhecido por sua excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, pois está inserido nas comunidades e literalmente tem transformado vidas. “Isso faz com que tenhamos apoio da bancada federal do DF em diversas iniciativas”, disse.

Para a reitora, os CFTs funcionarão como elos de integração entre a educação profissional já ofertada pelo IFB e o setor produtivo. “O CFT conectará o saber e o fazer”, definiu a gestora. Segundo ela, os institutos federais têm em seu DNA a oferta qualificada das disciplinas práticas. “Com os CFTs esta questão será aprimorada e amplificada, além de podermos ofertar novos cursos sintonizados e em parceria com o mundo do trabalho e a comunidade. Além disso, pesquisas aplicadas poderão ser desenvolvidas em conjunto com parceiros e vamos fortalecer a prestação de serviços criando mais oportunidades para a vivência da prática profissional aos nossos estudantes”, ressaltou.

O CFT do Campus Samambaia é o mais adiantado, mas todos os outros quatro terão licitação ainda neste ano. Massukado explica que o IFB está trabalhando para obter uma nova emenda de bancada no orçamento de 2021 para a construção dos outros cinco CFTs da segunda etapa, contemplando os campi Brasília, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e São Sebastião.

O pró-reitor de Administração do IFB, Rodrigo Ledo, informa que os contratos já foram celebrados para início das obras nos campi Samambaia e Taguatinga. Já as contratações para os centros dos campi Estrutural e Planaltina estão na fase licitatória de seleção da construtora, enquanto a do Campus Recanto das Emas está em fase final de instrução para licitação. “Por enquanto, não podemos divulgar o valor médio que sairá cada CFT, porque os preços são sigilosos antes da licitação”, explicou.