Página inicial > Reitoria > Conif firma protocolo de intenções com instituição colombiana

Conif firma protocolo de intenções com instituição colombiana

Criado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h24 | Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h24 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h25 | Acessos: 410

Representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Asociación Colombiana de Instituciones de Educación Superior con Formación Técnica Profesional, Tecnológica o Universitária (ACIET) firmaram um Protocolo de Intenções, nesta segunda-feira (19/10). O objetivo do Conselho é facilitar a aproximação das instituições associadas a elas e ampliar as oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Colômbia.

“A internacionalização é uma ferramenta importante para o fortalecimento institucional da nossa Rede e para a formação de cidadãos globais. O Conif tem feito uma série de ações que visam a ampliação de parcerias que favoreçam a formação de servidores e estudantes”, destacou o presidente do Conif, Jadir José Pela, durante seu pronunciamento na solenidade, que ocorreu virtualmente.

De acordo com um levantamento do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a Rede Federal possui seis instituições que ofertam licenciatura em espanhol e outras 28 instituições que têm cursos do idioma em outras modalidades, como centros de idiomas ou como disciplinas regulares. O reforço da identidade e a cooperação da Rede Federal com parceiros latino e ibero-americanos também esteve em pauta na mesa de internacionalização, realizada durante a Reditec 2020.

A aproximação com a instituição colombiana teve início em fevereiro deste ano. Na ocasião, o Conif liderou uma missão de prospecção ao país, que se desdobrou na assinatura deste documento. Para implementação do Protocolo, o Conif atuará, principalmente, no levantamento das principais demandas e ofertas das instituições no que diz respeito a projetos de intercâmbio acadêmico, cultural e tecnológico de alunos, professores, gestores e técnicos.

Javier Duvan Amado Costa, diretor executivo da ACIET, destacou na sua fala a velocidade surpreendente em que o convênio foi negociado entre as duas instituições, além de ter demonstrado entusiasmo com a troca de conhecimentos e projetos entre as instituições dos dois países.

Também participaram da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenção: a subdiretora jurídica da ACIET, Paola Andrea Vargas; o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e membro da Câmara de Relações Internacionais do CONIF, Marcelo Bregagnoli; o coordenador geral do FORINTER, Daniel Augusto de Oliveira; além da assessora de Relações Internacionais e do coordenador de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista e João Paulo Rotelli, respectivamente.

ACIET - Com 48 anos de existência, a instituição reúne 59 instituições de ensino superior públicas e privadas e trabalha em prol do fortalecimento da educação técnica-profissional, tecnológica e universitária da Colômbia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif / Texto: Marcus Fogaça / Revisão: Fernanda Torres