Página inicial > Reitoria > IFB adquire impressoras 3D para produção de EPI’s para doação

IFB adquire impressoras 3D para produção de EPI’s para doação

Criado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 19h17 | Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 19h17 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 12h48 | Acessos: 852

O Instituto Federal de Brasília adquiriu mais três impressoras 3D que vão ajudar na fabricação de itens hospitalares de proteção (Covid box) e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para doação a instituições que atuam no enfrentamento e combate à covid-19, com o objetivo de prevenir a disseminação do vírus.

As impressoras foram destinadas para as unidades de Samambaia, Planaltina e São Sebastião do IFB, para a produção de testeiras (suportes para encaixe das “face shields”), aliciadores de tensão do elástico das face shields, parafusos e porcas para montagem de células e caixas de proteção, as “Covid-Box”.

Os equipamentos foram financiados pelo Ministério da Educação por meio de uma licitação realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo. A ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) é para a criação de espaços chamados Lab IFMaker, que incentivam metodologias ativas, em que a aprendizagem é baseada em projetos, e o estudante é o protagonista no processo.

No IFB/Campus Samambaia também estão sendo produzidos os parafusos e porcas para montagem de Covid-Box, que serão entregues a unidades públicas de saúde. Esse projeto é coordenado pelos professores Carlos Petrônio, Paula Dornelles e Frederico Souza.

Os alunos do campus estão se revezando para colaborar com a produção dos equipamentos em razão da pandemia e das orientações de distanciamento social. “A mão de obra podemos contar com nossos alunos. Eles aprendem bastante com a produção”, explica o professor Carlos Petrônio integrante do projeto Covid box.

Produção de EPIs: Mais de 7 mil “face shield” entregues

Desde o início da pandemia, o IFB está promovendo diversas ações e projetos para ajudar no enfrentamento da pandemia de coronavírus, por meio da Rede IFB Ciência Solidária.

Dentre estes projetos também pode ser destacado a produção de EPI’s, coordenado pela professora Keila Sanches do IFB/Campus Samambaia e que tem envolvimento de professores e técnicos dos campi Planaltina, Brasília e Estrutural, além de Samambaia.

Com este projeto, o IFB já contribuiu e produziu em torno de 7 mil “face shield", que foram entregues para diversos profissionais que exercem atividades essenciais no DF, em especial aos profissionais de saúde com a logística de distribuição centralizada pela Secretaria de Saúde. Em outra etapa, também foram doadas 500 unidades de “face shield" para os 10 campi do IFB (50 para cada).

O projeto firmou importantes parcerias desde o início da pandemia, com destaque para a parceria firmada com o grupo “Brasília Maior que Covid” e também com o SENAI.