Página inicial > Reitoria > Comunidade acadêmica e parlamentares defendem investimentos na educação

Comunidade acadêmica e parlamentares defendem investimentos na educação

Criado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h48 | Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h48 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h50 | Acessos: 735

A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Brasília (IFB) e parlamentares da bancada federal do Distrito Federal defenderam, nesta segunda-feira (26), que a área da educação tenha, para 2021, no mínimo o mesmo orçamento deste ano. O assunto foi debatido no ato virtual Orçamento Justo Para Educação, transmitido pela TV IFB no YouTube.

Pela proposta de lei orçamentária (PLOA 2021) enviada pelo governo federal, que ainda será analisada e votada pelo Congresso Nacional, o corte no orçamento dos institutos federais e universidades, em relação a este ano, alcança R$ R$1,8 bilhão. Se o projeto não for modificado, o IFB perderá R$ 7,1 milhões em seu orçamento para custeio e investimento em relação a 2020.

“O que nos unifica nesta noite é a educação, tema vital para o desenvolvimento de um país. Quando defendemos um orçamento justo para a educação estamos defendendo um Brasil que tenha um olhar para o presente e futuro desta e das próximas gerações. Defender um orçamento justo para a educação é defender um país mais competitivo, com menos desigualdade e mais inclusão, que prepara seus cidadãos para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. E para isso é fundamental investir-se em educação”, afirmou a reitora do IFB, Luciana Massukado, que agradeceu o apoio da bancada à rede federal.

Reconhecimento — Os parlamentares foram unânimes em reconhecer o papel e a qualidade do ensino ofertado pelos institutos federais. Também foram uníssonos no compromisso de lutar por investimentos públicos para a educação. Participaram da live o senador Izalci Lucas (PSDB) e os deputados federais professor Israel Batista (PV), Paula Belmonte (Cidadania), Érika Kokay (PT) e Tadeu Filippelli (MDB). A senadora Leila Barros (PSB) e a deputada Flávia Arruda (PL), ambas integrantes da comissão que analisará a PLOA, justificaram ausência e enviaram mensagens de apoio.

Entidades — O ato também contou com a participação de movimentos estudantis e sindical. Pronunciaram-se em defesa da educação a coordenadora-geral do Sinasefe Brasília, Camila Tenório Cunha, o vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), Arthur Fellows, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFB, Lucas Macedo, e o coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), Caio Saad.

Pluralidade – A segunda parte da live foi encerrada com falas de integrantes da comunidade acadêmica. Destacaram o caráter inclusivo da instituição, as oportunidades geradas, o nível de ensino e a necessidade de investimentos. Participaram o ex-reitor Wilson Conciani, o professor José Rogério de Oliveira, a tecnóloga em Gestão Pública Evelyn de Moura Alves, o técnico Adilson César de Araújo, a diretora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Viviani Guimarães, o diretor-geral do Campus São Sebastião, Robson Caldas, a técnica em Mecânica Automotiva Samara Campos, e a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Giovanna Tedesco.

Assista na íntegra ao Ato Virtual.