Página inicial > Reitoria > Campanha Novembro Azul alerta para a saúde do homem

Campanha Novembro Azul alerta para a saúde do homem

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h07 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h07 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 18h47 | Acessos: 992

Depois do sucesso da campanha Outubro Rosa, espalhado por todo o mundo, não demorou muito para que movimentos da saúde, a princípio na Austrália em 2003, começassem a chamar atenção para uma doença grave e silenciosa que atinge os homens: o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens.

O intuito do movimento, durante todo o mês de novembro, é incentivar o público masculino a procurar atendimento médico para um diagnóstico precoce, pois homens podem ser mais resistentes devido ao medo, preconceito ou até mesmo vergonha em procurar a prevenção. Segundo a Secretária de Saúde do Distrito Federal, a estimativa é de que um a cada seis homens tenham o diagnóstico da doença durante a vida, já que os sintomas do câncer de próstata são silenciosos.

Ainda segundo a Secretaria, 95% dos casos são diagnosticados já em estado avançado, e os principais sinais já nesse estado são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Recomenda-se que homens aos 45 anos que tenham histórico da doença na família procurem fazer o exame com frequência. Homens que não tenham histórico da doença devem procurar os atendimentos de prevenção a partir dos 50 anos.

Cícero Penteado (45), técnico em Contabilidade do Campus Estrutural há oito anos, diz que todos os anos participa de eventos que falam da importância do Novembro Azul, mas que em 2020 não pôde em decorrência da pandemia. Ele, anualmente, faz check-up e exames de rotina. “Meu médico sempre solicita a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e a ultrassonografia, visando à prevenção. Devido à idade, ainda não foi necessário realizar o exame de toque, mas quando for obrigatório não irei me opor”, explicou.

Os relatos de pessoas próximas que adoeceram infelizmente são bem comuns. “Um grande amigo descobriu um câncer de próstata fazendo prevenção, mas hoje está muito bem. Também tive um tio que, quando descobriu, já estava em estágio avançado, por fumar desde muito cedo, o que contribuiu para o desenvolvimento do câncer, segundo o médico. Infelizmente ele faleceu”, relatou.

Cícero acredita que o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os amigos, mesmo informalmente, sobre a importância de cuidar da saúde. “É importante alertar e também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de doenças; a grande maioria dos homens só vai ao médico quando não se sente bem. Vamos deixar o preconceito de lado e nos conscientizar que cuidar da saúde é fundamental! Atualmente, nos aplicativos de mensagens, por meio de simples conversas, vídeos e piadas bem humoradas podemos tocar no assunto e alertar sobre a importância de nos cuidarmos em nossos grupos de amigos”, opinou.

Serviço

No atendimento especializado, neste Novembro Azul, a Secretaria de Saúde vai realizar, em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), uma força-tarefa de cirurgias urológicas no Hospital de Base, que é referência em oncologia.

Atualmente, a rede oferece exame de biópsia em quatro unidades, que são: o Hospital de Base, o Hospital Universitário de Brasília e os hospitais regionais de Taguatinga e Asa Norte. Já a cirurgia é realizada em sete hospitais.

Para a prevenção e diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde lembra que todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) estão aptas a receber os homens para os cuidados com a saúde.