Página inicial > Reitoria > Espaço do Estudante > Apresentação - Assistência Estudantil

Apresentação - Assistência Estudantil

Criado: Terça, 15 de Março de 2022, 09h35 | Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 09h35 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 10h33

A Assistência Estudantil representa um dos caminhos para auxiliar no atendimento às necessidades dos estudantes de forma integrada ao desenvolvimento pedagógico e ao exercício da cidadania. A política é integrada e articulada com outras políticas do Instituto, relacionadas ao ingresso e à formação integral dos estudantes, priorizando-os conforme suas especificidades previstas na legislação. Enquanto mecanismo de garantia de direito social, a assistência estudantil tem como finalidade apoiar os recursos necessários para superação dos impedimentos ao bom desempenho acadêmico, minimizando, dessa forma, a evasão escolar e garantindo trajetórias escolares positivas. Nesse sentido, ela transita em todas as áreas dos direitos básicos, considerando as especificidades de cada campus, e compreende ações previstas na legislação em vigor.

No IFB, a Assistência Estudantil prevê um conjunto de diretrizes para nortear as ações que visam à promoção da permanência e do êxito dos estudantes na perspectiva da inclusão social, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida. Nesse sentido, as ações da assistência não se limitam a programas financeiros, mas abarcam outras ações que buscam promover a igualdade de oportunidades, e a qualidade geral de vida dos estudantes.

(Instituto Federal de Brasília - Plano de Desenvolvimento Institucional – 2019/2023).