Página inicial > Reitoria > Com mais de 300 participantes, o VIII Fórum de EaD encerra dois dias de debates sobre educação a distância e ensino remoto

Criado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h14 | Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h14 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 19h22 | Acessos: 424

O VIII Fórum de Educação a Distância, evento totalmente virtual, foi um sucesso. Com mais de 300 inscritos, foram dois dias de palestras, debates e apresentações de relatos das experiências exitosas vivenciadas pelos campi e reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB), durante o período da pandemia de covid-19.

O primeiro dia de evento começou com a palestra “Educação a Distância e Ensino Remoto: uma distinção necessária”, com Eder Castro, doutor em Educação e professor do Campus Gama, e Eliziane Castro, mestre e pedagoga do Campus Gama, que apresentaram um estudo sobre as dificuldades de adaptação de alunos, pais e professores ao ensino remoto. O objetivo da pesquisa, realizada no âmbito do ensino superior, é de “esclarecer conceitos para combater preconceitos” sobre a educação a distância.

No período da tarde, professores, técnicos, alunos e colaboradores do IFB apresentaram seus relatos de experiências exitosas durante a pandemia, abordando os desafios para adaptação ao “novo normal”. Temas como a realização de atividades não presenciais, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e a experiência de uma Feira de Ciências Virtual orientaram as apresentações do primeiro dia.

Os relatos tiveram continuação no segundo dia de evento, com mais exposições dos desafios e superações em relação aos trabalhos desenvolvidos remotamente pelos profissionais do IFB em razão do distanciamento social, como a realização de eventos, o uso das tecnologias, a inclusão digital dos idosos, uma feira de países virtual, entre outros.

Para encerrar, o doutor em Educação e professor da Universidade Aberta de Portugal, José António Marques Moreira, trouxe sua visão e experiência com a educação a distância na palestra “O novo paradigma da EaD sob a perspectiva dos ecossistemas de aprendizagem para educação digital”. O professor José António apresentou sua visão sobre alguns conceitos da modalidade, defendendo a existência da “presencialidade digital”.

Para a diretora de Educação a Distância do IFB, Jennifer Medeiros, “o Fórum iniciou-se com um histórico das suas edições anteriores e do percurso da EaD no IFB. Foi se desenvolvendo por meio de relatos e construções coletivas do presente, deste momento desafiador de pandemia. Concluímos com ideias para pensar a EaD do futuro, convergente, capaz de superar os dualismos e construir uma educação de qualidade mediada pelas tecnologias. Foram dois dias intensos e de muito aprendizado."

O VIII Fórum de EaD foi realizado com a contribuição de vários profissionais técnicos, professores, mestres e doutores em educação, além de alunos do IFB. As palestras completas estão disponíveis no canal da TV IFB noYoutube