Página inicial > Reitoria > Balanço Semana Lixo Zero IFB: Bons Exemplos Inspiram!

Balanço Semana Lixo Zero IFB: Bons Exemplos Inspiram!

Criado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 13h37 | Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 13h37 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 13h37 | Acessos: 609

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a Semana Lixo Zero IFB, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF). Durante cinco dias – de 8 a 13 de dezembro – aconteceram rodas de conversa virtuais e oficinas temáticas gratuitas sobre soluções e inspirações para a questão dos resíduos sólidos, desenvolvida pela comunidade dos IFs de todo o país. Foram mais de 550 inscritos e audiência média de 200 visualizações por dia na plataforma da TV IFB, por meio da qual a programação foi acompanhada pelo público.

Entre os destaques na Semana Lixo Zero IFB estão os trabalhos de pesquisadores do Distrito Federal e de outros estados, que apresentaram resultados nas áreas de "Economia Circular", "Resíduos Sólidos – Soluções Socioambientais" e "Plásticos. Temos alternativas?" Além disso, foram realizadas oficinas de Reciclagem de Isopor,  Bokashi, Chás Terapêuticos, Suculentas em cápsulas de café, Sabão branqueador, Sacolas de caixa Tetra Pak, entre outras – ministradas por parceiros e professores do Instituto Federal de Brasília que compõem a Comissão IF Ambiental. Os painéis mais procurados foram o "Como Construir uma Cidade Lixo Zero?", "Turismo Sustentável" e "Reaproveitar alimentos: impactos que vão além da cozinha!"

"A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de sensibilizar pessoas, organizações e estado de que resíduo não é lixo. Resíduo é matéria prima para geração de renda e melhoria da qualidade de vida. A questão dos resíduos é responsabilidade de todos, inclusive da indústria que o gera. Todos têm que fazer a sua parte", declarou Simone Pinheiro, professora do IFB e coordenadora do IF Ambiental.

Os certificados da Semana Lixo Zero IFB serão emitidos até o dia 5 de janeiro para todos que se inscreveram na plataforma Doity e assistiram às atividades virtuais. Nos próximos dias serão organizados todos os trabalhos em um e-book especial sobre a Semana Lixo Zero IFB, a ser lançado em breve.

Outras informações em https://doity.com.br/semana-lixo-zero-ifb-bons-exemplos-inspiram.

Sobre a Comissão IFAmbiental

A Semana Lixo Zero IFB, em sua terceira edição e pela primeira vez nacional, é uma realização da Comissão IF Ambiental em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Esta é uma comissão de sustentabilidade e educação ambiental, que conta com 42 projetos em ação e é formada por servidores representantes das dez unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB), cujo propósito é multiplicar e promover experiências bem sucedidas na redução e gestão adequada dos resíduos.

*Imagens ILZ Brasil