Página inicial > Reitoria > IFB e Turismo celebram acordo para pesquisa sobre Turismo Gastronômico

IFB e Turismo celebram acordo para pesquisa sobre Turismo Gastronômico

Criado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 14h51 | Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 14h51 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 17h10 | Acessos: 770

Relatórios recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia figura como um dos três motivadores essenciais para a escolha de um destino turístico, atrás apenas de cultura e natureza. Diante disso, cada vez mais destinos ao redor do mundo passaram a direcionar suas estratégias para o desenvolvimento e promoção do turismo gastronômico. O turismo gastronômico é aquele no qual a gastronomia se converte na motivação principal para os turistas no momento em que estão planejando suas viagens, ou assume papel relevante nessa decisão.

Ciente disso, o IFB e o Ministério do Turismo celebraram na sexta-feira, 18/12, um acordo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa com vistas a subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, uma das prioridades definidas pela atual gestão.

No IFB, a coordenação do projeto ficará sob a responsabilidade da pesquisadora e professora de Gastronomia do Campus Riacho Fundo Ana Paula Jacques,  “Com esse projeto, o MTur sinaliza que a gastronomia passa a ser uma prioridade no âmbito das políticas públicas de turismo em nosso país”, destaca a professora Ana Paula Jacques.

A reitora, Luciana Massukado, comenta que este projeto significa mais uma oportunidade do IFB fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. "Para nós é muito importante desenvolver projetos que envolvam os estudantes para que eles já possam atuar como futuros profissionais de suas áreas, colocando em prática todo o aprendizado de sala de aula. Estou certa que os resultados da pesquisa irão contribuir para consolidar o turismo gastronômico como um vetor estratégico no Brasil."

Nicole Facuri, diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo (DIMEC),  responsável pelo projeto no MTur, destaca que o Ministério está ciente da importância do segmento no país. “Criamos Programa Nacional voltado para o tema, que será trabalhado por meio de ações estratégicas, e que agora também terá o importante apoio do IFB com a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar o seu desenvolvimento”, concluiu.

Para o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a parceria é de extrema importância para a realização de ações que serão propostas pelo ministério. “Temos o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico por meio de um conjunto de ações de estruturação e de promoção, e, assim, efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e a singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional”, disse.

“É importante lembrar ainda que o turismo gastronômico se nutre dos elementos que conformam a cultura alimentar, o patrimônio (material e imaterial), os produtos agroalimentares, os imaginários e a identidade de um destino. Assim, ao conectar todos esses elementos, pode contribuir para a Agenda 2030 a partir da geração de emprego e renda, consumo e produção responsáveis, entre outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, complementa Ana Paula Jacques.