Página inicial > Reitoria > 29 de dezembro marca 12 anos de criação dos Institutos Federais

29 de dezembro marca 12 anos de criação dos Institutos Federais

Criado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 18h14 | Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 19h00 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 19h02 | Acessos: 1814

O Instituto Federal de Brasília (IFB) completa, hoje, 29 de dezembro, 12 anos de criação. Foi nesse dia, no ano de 2008, que foi promulgada a Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 Institutos Federais em todos os Estados brasileiros. Entre eles, o Instituto Federal de Brasília, no Distrito Federal.

Quando foi criado, em 2008, o IFB era composto apenas pelo Campus Planaltina. A Lei 11.892 transformou a Escola Técnica de Brasília (antigo Colégio Agrícola) em Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. Já em 2009 são instituídos os campi Brasília, Gama, Samambaia e Taguatinga. Ao longo dos anos, o número de unidades já foi dobrado, com a criação dos campi Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Riacho Fundo e São Sebastião.

Atualmente são 10 unidades com mais de 17 mil estudantes matriculados em 110 cursos diferentes, nas mais diversas modalidades, que vão desde capacitações rápidas, passando pelo ensino médio, até a pós-graduação.

De acordo com a reitora do IFB, Luciana Massukado, os institutos federais representam uma política pública que deu certo, com um modelo pedagógico original, que alia educação, ciência e tecnologia, em que teoria e prática se mesclam, inovando o processo ensino-aprendizagem.

“Ao oferecer gratuitamente educação profissional e tecnológica para milhares de jovens e adultos, do ensino médio integrado à pós-graduação, os institutos federais também são transformadores de realidades locais e regionais e contribuem com o desenvolvimento do País. O DF é testemunha dessa transformação”, destacou Luciana. Em pouco mais de uma década, o Brasil e o mundo já reconhecem os institutos federais como espaços de excelência. Prova são os ótimos resultados dos IFs em exames como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).