Página inicial > Reitoria > Horta em Planaltina atende alunos da Apae-DF

Horta em Planaltina atende alunos da Apae-DF

Criado: Terça, 04 de Outubro de 2011, 15h40 | Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2011, 15h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2545

Eram 10h30 no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina. Funcionários da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do DF (Apae/DF), como em toda quarta-feira, trazem seus alunos para ajudar na colheita de verduras, que servirão de almoço para a organização mais tarde. Desde o início do ano o IFB tem doado parte da produção de sua horta, que segundo o responsável técnico de olericultura, José Luís Soares, é o suficiente para suprir o Instituto e dois núcleos da Apae. “A nossa principal demanda é o refeitório, então começamos a produzir um pouquinho mais e juntamos com o que sobrava para doar para a associação”, explica.

A produção é destinada à unidade de Sobradinho e a sede na Asa Norte. “O maior movimento da Apae é vinda de parceiros e contribuições, pois os núcleos (sozinhos) não são capazes de atender a toda nossa demanda”, ressalta o professor de Jardinagem, Produção de Mudas e Olericultura, Nivaldo Araújo Domingos. Os produtos mais comuns retirados no Campus é o alface, beterraba, cenoura, couve e tomate. Além da coleta das verduras feita para o almoço da Associação, as visitas no Campus Planaltina também servem como aula prática aos alunos da Apae/DF.

A escolha da parceria com o Instituto não foi por acaso. “A gente já conhecia o trabalho realizado no IFB”, explica Nivaldo. O professor já foi aluno do Instituto, ele entrou para o curso de Olericultura quando a escola era ainda o Colégio Agrícola de Brasília.

Apae

A Associação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove o atendimento sócio-ocupacional, educação profissional e o encaminhamento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla para o mercado de trabalho. Cerca de 620 pessoas são atendidas, sendo que 220 acompanhados no mercado de trabalho e 400 aprendizes atendidos nos núcleos em Ceilândia, Guará, Sobradinho e na sede na Asa Norte.